Welcome Guest!

,

Ajude seu filho a vencer a timidez

Se o seu filho fica sempre quieto num canto durante as reuniões de família mesmo tendo amigos por perto ele se isola, ou mesmo quando saem para passear, fica retraído ao terem contato com outras pessoas, isso pode ser sinal de timidez. Essa atitude é natural, não é uma doença, e muitas vezes não causam nenhum problema grave, mas precisa ser acompanhada para não atrapalhar a relação dele com os outros, e prejudicando-o.



Foto: Shutterstock

A Timidez ou o Acanhamento pode ser definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. A timidez aflora geralmente, mas não exclusivamente, em situações de confronto com a autoridade, interação com algumas pessoas: contato com estranhos e ao falar diante de grupos - e até mesmo em ambiente familiar.

A timidez é um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime (ou exprime pouco) seus pensamentos e sentimentos e não interage ativamente. Embora não comprometa de forma significativa a realização pessoal, constitui-se em fator de empobrecimento da qualidade de vida. Deste ponto de vista, a timidez não pode ser considerada um transtorno mental.

Apesar de existirem várias teorias sobre o que causa a timidez, ninguém tem certeza do motivo. Até os dois anos de idade, não há como dizer se uma criança é tímida porque ela ainda não tem consciência de sua identidade. Quando o pequeno vai desenvolvendo sua personalidade, o temperamento mais retraído pode se tornar timidez, dependendo da influencia familiar, do ambiente cultural e da educação que recebe.

A timidez também se aprende, ela não nasce como parte integrante do ser. A criança tímida aprendeu a ser assim.

Entre os seis e os dez anos de idade, a atenção precisa ser maior, já que elas começam a imitar a vida adulta em brincadeiras. Nessa época, a criança está aprendendo lições sobre cooperar e socializar. É quando crianças tímidas começam a ter dificuldades e se sentem incapazes, têm autoestima mais baixa e medo de rejeição.

Adultos tímidos foram crianças tímidas ou adolescentes tímidos. Já adolescentes tímidos não foram necessariamente crianças tímidas. No entanto, ter um temperamento tímido na infância ou na adolescência não torna inevitável que alguém seja tímido por toda a vida.

Por isso é importante que os pais ajudem os filhos a se soltarem, conversando e incentivando-os a compartilharem brinquedos com outras crianças. Assim, ganham confiança pra fazer novas amizades.


Adaptado por GG Premium do jornal impresso Expresso-RJ


DICA DE LIVROS

Vencendo a timidez - Como ajudar seu filho a ser afetuoso, extrovertido e se divertir muito

Neste livro, a autora busca mostrar - as causas da timidez na infância (se é ou não genética); por que as crianças simplesmente 'não a superam' - e por que é crucial tratar da timidez desde cedo; a dinâmica familiar que pode estar desencadeando secretamente a timidez; por que a timidez pode levar os adolescentes a ter um comportamento rebelde ou sarcástico. A obra também apresenta planos personalizados com o intuito de facilitar e superar - o primeiro dia em uma nova escola; o encontro com parentes em reuniões de família; práticas esportivas, entre outras situações.

TIMIDEZ - Como ajudar seu filho a superar problemas de convívio social

Os psicólogos norte-americanos Andrew R. Eisen e Linda B. Engler trazem suas experiências profissionais ilustradas por histórias verdadeiras de pacientes e comprovam que a pessoa também é responsável pelo sucesso da vida social de seu filho.





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE