Welcome Guest!

,

Mercado Plus Size do RJ

Olá gente, 

Hoje eu quero falar de algo muito importante para os empresários do ramo plus size e para as mulheres do Rio de Janeiro, que são gordinhas, modelos ou não. Quero falar sobre o mercado plus size do Rio de Janeiro. 


Foto: Reprodução

Vivemos um momento de grande expansão do mercado plus size no Brasil e os concursos de beleza plus size têm sido uma alavanca para este mercado, lá muitas modelos e lojas são descobertas e tornam-se conhecidas em nosso meio, é lá onde estão os holofotes do universo plus size e a imprensa que tem muito nos ajudado a levar a "bandeira plus size" adiante. Infelizmente, no Rio de Janeiro, pouquíssimas modelos conseguem se destacar e ter êxito no mercado plus size e sendo eu, uma delas, posso falar com propriedade os motivos de nosso mercado ainda ser tão fechado. 

1) Ainda estamos tentando conquistar o nosso espaço, mas muitas lojas do Rio de Janeiro, preferem gastar fortunas contratando modelos famosas de outros estados do que contratar uma modelo que está em expansão e na luta por seu lugar ao sol em seu próprio estado.

2) A falta de preparo e organização das próprias modelos do Rio de Janeiro, tem afastado o olhar das lojas para o nosso trabalho. Quase ninguém faz ou fez algum curso de modelo, quase ninguém aceita críticas, quase ninguém quer melhorar... Resultado: Poucas opções de contratação para as lojas, fotos feias e mal feitas, muitas semi-caseiras; falta de experiência das modelos para realização de catálogos, show room e desfiles; banalização do mercado e desvalorização das modelos do Rio de Janeiro.

3) Poucas lojas plus size do Rio de Janeiro investem em marketing. É isso mesmo que você está lendo!!! Já conversei com muitos empresários e lojistas do ramo e já ouvi muita coisa, dentre elas: " Eu não vou investir em marketing para gordas, porque nenhuma mulher quer ser gorda, então eu coloco uma mulher mais magra em minha loja - manequim 42, porque as demais mulheres vão querer ser como ela, assim eu vendo mais." Outra loja: " A minha loja vende muito pouco ainda, eu não tenho condições de investir em marketing." Outra loja: " Eu adoraria ter você como minha modelo, mas eu não pago cachê, se quiser eu te dou uma roupinha", etc... Coisas deste tipo realmente são de entristecer o coração da gente que se prepara, estuda, lê sobre a profissão; paga curso de modelo e manequim; se profissionaliza, tira DRT, investe mesmo na carreira! Compra CDs para entregar nas lojas; faz cartão de visitas; gasta fortunas para cuidar da aparência... E no final das contas é visto como alguém que foi na loja pedir um favor, ou implorar para ser fotografada!

4) Outro motivo para que o mercado plus size do Rio de Janeiro fique deste jeito, é a própria competitividade entre as modelos. Você não aceita receber um cachê de R$1,99, mas tem outras que aceitam, e o pior, às vezes até pagam para serem fotografadas com as roupas daquela loja! Você vai há um evento e ao invés de ouvir uma modelo elogiando, enaltecendo e engrandecendo o trabalho da outra, você houve, fofocas, picuinhas, historinhas e tudo o que não deveria ouvir! Na minha opinião, as modelos plus size deveriam ser mais amigas, mais unidas e sempre respeitar umas as outras e não criticar, falar mal por traz, criar intrigas... Puxa, já vivemos tanto preconceito lá fora e não deveríamos ser mais unidas para o nosso próprio bem? Quem acaba se queimando com isso é a própria pessoa que disseminou as fofocas e o dono de uma loja nunca vai contratar alguém que no futuro, pode falar mal de sua empresa ou do trabalho que desenvolveu lá!

5) Tenho participado de vários eventos de lojas: coquetéis, aniversários, inaugurações, e na maioria das vezes, não tenho visto ninguém do "mundo plus size" por lá! Como uma loja vai investir em marketing se o público-alvo não se faz presente? E olha que agora eu tenho a Agenda Fashion Plus, no blog A Ovelha Pink, da nossa Miss Plus Size Carioca, Géssica Carneiro e lá compartilho todos os eventos do mundo plus size!!!
6) Não há eventos plus size no Rio de Janeiro! Os poucos eventos que temos aqui no RJ, como o Concurso Miss Plus Size Carioca, do Eduardo Araúju; o meu concurso Grande Musa do Verão e outros parcos eventos que acontecem por aqui, são feitos com muito sacrifício, com pouquíssimo ou nenhum apoio das lojas do Estado, sem qualquer patrocínio e com poucos recursos. Enquanto lojas do RJ, tem investido em eventos em outros estados,como São Paulo, por exemplo e não possuem tanto retorno como deveriam, visto que sua clientela reside no estado do Rio de Janeiro e era aqui que as lojas deveriam investir.

Como vocês viram, não é nada fácil ser uma modelo plus size no Rio de Janeiro e como aqui é o meu diário, quero aproveitar este espaço e levar aos amigos e amigas gordinhas, às modelos e aspirantes  à modelos e aos empresários e lojistas de nosso estado a uma profunda reflexão sobre a importância do segmento plus size no mercado do Rio de Janeiro e somente com a união, parcerias e oportunidades é que conseguiremos fazer com que nosso trabalho seja reconhecido e valorizado e nosso mercado cresça e apareça, gerando mais oportunidades de trabalho para nós modelos e de emprego para outras pessoas, incentivando o comércio local e a expansão dos negócios para este nicho no mercado!

Marlucia Felix
http://marluciafelix.blogspot.com.br


GOSTARIA DE TER SEU ARTIGO PUBLICADO AQUI? CONTATE-NOS





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE