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A importância de se ter tempo

Todo mundo precisa de algumas horas para relaxar

Segundo uma pesquisa, mulheres não sabem administrar o tempo. Elas deixam de realizar os objetivos pessoais. Para especialista, muitas mulheres precisam de direcionamento para saber usufruir o tempo livre com plenitude.

Um estudo realizado em 2009 com 6.631 mulheres, pela Triad Consulting, empresa especializada em produtividade e administração do tempo, concluiu que 61% das mulheres não encontram equilíbrio entre o trabalho e as atividades pessoais.

Quando perguntado qual a área da vida gostariam de dedicar menos tempo, a resposta foi preocupante. Aproximadamente 41% das mulheres querem diminuir a carga horária destinada à sua carreira, ao seu trabalho.



Foto: Reprodução

Trabalho, filhos, marido, amigos, estudos, eventos sociais, consultas médicas... São tantos os compromissos que, ás vezes, 24 horas parece muito pouco para conseguir atender a todos os pedidos e necessidades dos outros, e também as nossas..

Ter um tempinho só seu para não fazer nada ou se dedicar a algo prazeroso, parece impossível! Mas saiba que ficar um tempo sem fazer nada também é importante. Isso porque as pessoas não são produtivas 100% do seu tempo.

Nem sempre estar ocupado quer dizer sinônimo de sucesso, o importante é que o tempo e os resultados caminhem juntos. Quando a pessoa tem um momento para descansar ou fazer algo que sinta prazer, acaba tendo uma produtividade muito maior. Esse tempo é o chamado “ócio criativo”, termo criado pelo sociólogo italiano Domenico de Masi, que significa a união de trabalho, estudo e lazer para melhorar a qualidade de vida.

Não existe uma regra sobre quanto deste tempo é necessário. Especialistas dizem que a cada duas horas de trabalho deve ser realizada uma pausa de 5 a 10 minutos. Organize o tempo e as tarefas de modo que dê para fazer tudo sem desgaste.

Algumas pessoas costumam aproveitar esses momentos “OFF” para fazerem ainda mais coisas, acreditando que, assim, estão otimizando este tempo. Isso não é bom. A ideia é usar essas horas para parar e recarregar as energias.

(Do jornal impresso Expresso-RJ)


COMO ADMINISTRAR O TEMPO

Como começar?

Querer fazer tudo é sinônimo de não chegar a fazer nada. Se está dividido entre a vontade de fazer inúmeras coisas, o mais provável é que nem chegue a iniciar uma. Perderá o seu tempo a pensar que não tem o tempo necessário para as fazer a todas, e não conseguirá decidir-se por uma.

Este é um mal comum a muita gente.

- Deve começar por fazer uma lista de objetivos. Até aqui tudo bem, certamente que todos nós já elaboramos diversas listas que acabam depois guardadas no fundo de uma gaveta.

- O mais importante será avaliar as características dos objetivos que pretendemos alcançar, avaliar as nossas próprias características e ter noção se somos ou não capazes de as por em prática.

- O nosso autoconhecimento poderá ser um aliado, devemos saber como funcionamos melhor, quais os nossos ritmos biológicos e as alturas em que temos as nossas energias no máximo.

- Uma boa motivação é atribuir-nos recompensas por metas atingidas, mas sempre no final.

- Um local de trabalho bem organizado, prático e confortável, sem confusão instalada, deverá ajudar-nos a tornar as nossas tarefas mais simplificadas e também a sentirmo-nos melhor.

Listar prioridades e objetivos
Ao elaborar uma lista de objetivos temos de ter em conta o período de tempo que temos disponível e em quanto tempo os queremos concluir.

Devemos separar os objetivos profissionais dos pessoais, definir horários para pôr em prática cada um, e ainda saber reconhecer quais são os mais importantes logo, que terão de ser realizados em primeiro lugar em detrimento de outros menos importantes.

Momentos Críticos
É preciso ter em conta que durante o nosso dia existem milhares de factores de distração, os quais temos de tentar contornar.

Evite interrupções como chamadas telefônicas, conversas de ocasião, curiosidade e tente levar a tarefa até ao fim.

Se vir que não se está a conseguir concentrar, então aí deve fazer uma pausa e aproveitar esse tempo para fazer todas aquelas atividades que poderão constituir um motivo de distração, para quando voltar ao trabalho concentrar-se apenas nisso.

Importante
Devemos reconhecer que como toda a gente temos as nossas próprias limitações, e como tal, não podemos satisfazer todas as vontades quer sejam nossas, quer sejam dos outros.

A paciência é uma virtude, e verá que dedicando-se a uma tarefa de cada vez, terá todo o tempo do mundo para a realização das próximas.
Fonte: Mulher QB





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