Welcome Guest!

,

Proteja sua pele dos raios UV

Com a chegada do verão todos temos a necessidade do nos proteger ainda mais das radiações solares. Confira dicas de especialistas e um arsenal completo para manter a pele ilesa.



Foto: Reprodução

Hidratação constante
O sol, a água do mar e da piscina deixam a pele ressecada. Por isso, lembre-se de hidratá-la, independentemente do tipo. “A aplicação constante de cremes hidratantes específicos para os diversos tipos de pele, antes e após a exposição solar é fundamental para a recuperação da pele e a prevenção do fotoenvelhecimento”, explica a Dra. Maria de Lourdes Palermo.

Meu FPS
Peles mais sensíveis precisam de proteção mais intensa com FPS acima de 45. Já os demais tipos de peles podem utilizar produtos com FPS 30. É o que diz a Dra. Maria de Lourdes, com uma ressalva: a exposição deve ser moderada, preferencialmente no início da manhã e no fim da tarde.

Sol do bem
Expor-se ao sol de maneira correta faz bem à saúde, especialmente na síntese da vitamina D. Ela é responsável por diversas funções no organismo, entre elas, regular a absorção de cálcio e fósforo, sendo primordial para a manutenção da cadeia óssea.

Mudanças nos rótulos
Para garantir a proteção da pele dos consumidores, em junho de 2012 a Anvisa publicou no Diário Oficial novas regras para os fabricantes de protetor solar. A principal delas diz respeito ao fator de proteção solar mínimo que passa de 2 para 6. Já os raios UVA deverão ser ao menos 1/3 do valor do FPS declarado. De acordo com as novas exigências, a expressão “100% de proteção contra as radiações solares” não poderá ser mais usada. As empresas terão dois anos para se adequar às mudanças.

Novidades do mercado
Novos princípios ativos estão sendo pesquisados no mercado cosméticos, como as vitaminas antioxidantes A, C e E, que atuam para evitar queimaduras solares. A Dra. Maria de Lourdes Palermo dá como outro exemplo o óleo de borragem, que diminui a descamação e o ressecamento da pele. Já existem também no mercado protetor com toques mais secos que não deixam a pele oleosa, ou em forma de base e pô compacto que ajudam a camuflar manchas.

Como se proteger?
Para minimizar os efeitos causados pela exposição ao sol, os especialistas recomendam utilizar diariamente produtos que contenham filtro solar e associar a aplicação ao uso oral ou tópico de substâncias fotoprotetoras. A aplicação deve ser feita 20 minutos antes da exposição e a reaplicação deve ocorrer a cada 2 horas e todas as vezes que tomar banho de mar ou piscina.


NA PRÁTICA: Confira as 12 dicas para manter a pele saudável e protegida contra os efeitos nocivos do sol





Receba novas postagens por e-mail, cadastre-se!
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE