Welcome Guest!

,

Mitos e Verdades Sobre a Caspa

A caspa é uma descamação excessiva do couro cabeludo, na qual surgem entre os fios de cabelo pequenas escamas brancas, sem a presença de inflamação do couro cabeludo. É considerada a variedade mais comum e mais branda de dermatite seborreica.



Foto: Reprodução

A caspa pode ser assintomática ou acompanhada de prurido leve. Sua intensidade costuma piorar nos meses do inverno, principalmente devido aos banhos quentes, que interferem de modo mais acentuado na oleosidade da pele.

Existem diversos tratamentos para a caspa. A via de administração mais utilizada é a tópica, com a utilização de xampus contendo piritionato de zinco ou cetoconazol, por exemplo. O piritionato de zinco cura o couro cabeludo ao normalizar a queritinização epitelial e a produção sebácea. Também pode ser utilizado o sulfato de selênio. Há ainda a utilização de xampus com coaltar, mas após a divulgação de pesquisas indicando que sua utilização em longo prazo pode ser carcinógena, o produto em questão tem sido preterido.


MITOS E VERDADES

Lavar a cabeça todos os dias pode causar caspa.
Mito. Pelo contrário, lavar a cabeça diariamente ajuda a remover agentes poluidores e oleosidade, fatores que contribuem para o surgimmento da caspa. Apenas evite tomar banhos muito quentes e seque muito bem o couro cabeludo.

Pessooas com cabelo oleoso têm maior probabilidade de desenvolver o problema.
Verdade. O cabelo oleoso, por produzir uma quantidade maior de óleo, é propício para o aparecimento da doença. Porém, esse aspecto não é fator determinante para a caspa.

A alimentação influencia para o aparecimento da caspa.
Verdade. Alimentos com muito açúcar por exemplo, podem favorecer o aumento da oleosidade do couro cabeludo. por outro lado, o elemento zinco age de forma a evitar o problema.

A caspa é contagiosa.
Mito. O fungo causador da caspa não é transmissível de uma pessoa para a outra, pois ele depende de fatores favoráveis (como a oleosidade do couro cabeludo) para se desenvolver.


SUGESTÕES

• Escove os cabelos antes das lavagens para ajudar a transportar a oleosidade da raiz para a ponta dos fios.

• Não use o secador muito próximo ao couro cabeludo.

• Não esfregue o couro cabeludo com as unhas.

• Use condicionador somente nas pontas.

• Não use água muito quente.

• Para ativar a circulação massageie o couro cabeludo.

• Use um xampu anticaspa alternando com xampu para uso diário. Um xampu anti-resíduo também é aconselhável.

• Procure a ajuda de um profissional, se notar que a caspa está se tornando um problema constante.
[Mundo Hoje]


Enviado por Blog Filadélfia





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE