Welcome Guest!

,

Aprenda a viver com menos cobrança e culpa


Você tem mania de agradar a todos?

* Deixe de bancar a "fofa" da turma e aprenda a tomar conta de si mesma

Se você faz parte do grupo de pessoas que quer sempre agradar aos outros, pode acabar se esquecendo de cuidar de si mesma. É claro que isso é sempre ruim, pois jamais atingiremos o ideal que os outros têm de nós.



Reprodução

Há também a frustração causada pela distância entre o que a própria pessoa quer para si e a imagem criada sobre ela, independente do seu papel social. É então que surge a famosa culpa.

A recomendação nesses casos é: seja autêntica e não abra mão dos seus valores, desejos e sonhos, porque aquele que assim o faz, está buscando o encontro com a infelicidade.

Outro fator que faz com que as pessoas se sintam muito culpadas é a sensação de não conseguir fazer tudo o que gostaria. É preciso destacar que há tempo para tudo sim, mas tem de definir as prioridades.

Faça as coisas emergenciais e deixe para fazer as necessárias em outro momento. É preciso deixar de lado o “ter que”, o só aumenta a pressão feita por nós mesmos e por quem está à nossa volta...

Procure fazer o seu melhor, sempre. Não importa a medida desse melhor, se muito ou pouco. É o seu melhor para aquele momento específico. Responsabilize-se moral e eticamente por esse melhor em quaisquer situações que se encontre, seja no trabalho, família e relações afetivas. Desse jeito você se cobrará menos.

Segundo o livro escrito pela psicóloga Harriet B. Braiker, "A Síndrome da Boazinha: Como Ser Poderosa Curando sua Compulsão por Agradar" - Mania de querer agradar é um problema maligno.

( * Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha )

De acordo com a autora, embora pareça um problema benigno, este tipo de personalidade -- dominado pelo medo de desagradar -- é prejudicial, pois seu portador deixa de dar atenção a si próprio para se preocupar, quase que exclusivamente, em corresponder às expectativas dos outros.

Além de assumir uma missão impossível, uma vez que não dá para agradar a gregos e troianos, o dono deste comportamento deixa de lado as próprias necessidades e termina por permitir que sua vida seja ditada pelas pessoas que o cercam.

O livro explica o problema e suas complicações e sugere um programa de 21 dias para conquistar uma vida balanceada, na qual os leitores consigam se colocar em primeiro lugar, sem deixar de levar os outros em consideração.

Faça o teste e saiba se você é gentil e agradável ou se perdeu o controle sobre a própria vida

Adaptado por GG Premium do jornal impresso Expresso-RJ





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE