Welcome Guest!

,

Vinagre não serve só para a salada


Por ser mais barato, ele pode substituir produtos para o cabelo, a pele, a garganta, os móveis...


O termo vinagre, deriva do francês vinaigre, quer dizer vinho agre ou azedo. O vinagre é um contaminante indesejável na fabricação de vinhos. É, entretanto, um composto bastante utilizado no preparo de alimentos.

História: A Bíblia, no Antigo e Novo Testamento, faz referência ao vinagre. Talvez o fato mais conhecido seja a Crucifixão de Jesus, em que os romanos oferecem uma esponja inundada de vinagre a Jesus Cristo. Para Hipócrates, a substância continha propriedades medicamentosas. Era conhecida como posca, uma mistura de ovo e vinagre. Todavia, apesar de ser conhecido desde tempos remotos, a indicação técnica é propriedade de Geber, que o destilou.

A produção do vinagre envolve dois tipos de alterações bioquímicas:

* uma fermentação alcoólica de um carboidrato;
* uma oxidação do álcool até ácido acético.

Wikipedia


O vinagre é conhecido como o tempero de cheiro e sabor mais fortes para a salada, contudo, poucos sabem que ele possui 1001 utilidades tanto para a casa quanto para a beleza. Por ser mais barato, ele pode substituir diversos produtos e protagonizar receitas caseiras para o cabelo, a pele, a garganta, os móveis... Conheça 21 dessas 1001 propriedades do líquido:

1. Sabe quando você se machuca e fica aquele roxo esverdeado horrível? Pois é, pode parecer a pior ideia do mundo jogar vinagre na região, mas, na verdade, não é! Vinagre gelado em hematomas provocados dos por pancadas (sem ferimentos) desincha o local machucado e evita o aparecimento dessas manchas indesejadas.

2. Entre tantas receitas caseiras para amenizar a dor de garganta, essa é uma: use uma compressa quente de vinagre com água e sal para minimizar a inflamação (são 2 colheres de sopa de vinagre e meio copo de água morna para um gargarejo repetido 4 vezes ao dia)

3. Use o vinagre branco nos fios para combater a caspa. O ideal é aplicar no banho após a higienização do cabelo, passar nas madeixas, deixar por 10 minutos e lavar em seguida.

* o cheiro não é muito bom, mas as vantagens que o produto oferece para a sua saúde e a do planeta podem compensar. Diz-se por aí que o vinagre de maçã feito em casa tem um cheiro bom! É trabalhoso, mas tem um sabor delicioso também!

4. Quem sofre com pele oleosa e não quer gastar fortunas com produtos tônicos toda semana pode passar vinagre no algodão e aplicar na pele para remover gordura e células mortas. Ainda assim é indicado um sabonete ou um tônico com alguma frequência para reduzir a oleosidade.

5. Para limpar o chão, jogue vinagre puro na área e passe pano. Ele remove a sujeira e também afasta formigas e moscas do local.

6. Use para desinfetar o vaso sanitário.

7. Aproveite os finais de semana para higienizar os calçados usados durante a semana. Passe vinagre em todos que foram usados na semana e coloque no sol, isso evitará que eles acumulem suor e criem fungo.

8. Vidraças: solução de vinagre e água morna limpa não deixa riscos nem marcas. Até vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.

9. Lustra móveis natural? A solução de vinagre, terebentina e óleo de vinhaça em partes iguais elimina os riscos na madeira e ainda devolve o brilho natural.

10. Cera de vela na madeira deve ser amolecida com secador de cabelo, removida com papel absorvente e, adivinhe! Em seguida, lave o local com vinagre.

11. Algum tecido manchou e você não encontra o removedor ou a caixa de Vanish? Uma solução diluída de vinagre remove as manchas eficientemente. Colarinhos encardidos, se receberem uma pasta preparada com soda e vinagre, ficam completamente limpos após a lavagem.

12. Bordados que podem desbotar: passe a peça pelo avesso com um pano umedecido em vinagre por baixo e as cores voltam a brilhar como por magia!

13. Substitua o amaciante por algo mais natural e barato: o vinagre. Usando o produto na lavagem, as roupas ficam frescas, macias e cheirosas e peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.

14. Fixação de cores: Lavou as roupas e os tecidos e os tons ficaram desbotados, com cara de envelhecidos? Esses mesmos tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.

15.As flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.

16. Limpar talheres: para que os talheres brilhem, coloque uma vez por semana num recipiente com água umas gotinhas de cândida e vinagre de álcool. Deixe de molho por toda a noite e enxágue no dia seguinte. Pode ser usado na máquina de lavar louças como produto para dar brilho.

17. Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre.

18. Conheça a solução caseira para higiene dos colchões: misture em proporções iguais lisorform, álcool, vinagre e água. Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar. Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abra as janelas para ventilação. Leve os travesseiros ao sol e os colchões também, se possível. Este procedimento faz uma higienização completa dos fungos e ácaros, minimizando as alergias respiratórias.

19. Para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

20. Remova o mofo do rejunte dos azulejos do banheiro aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.

21. Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.


Adptado do br.mulher.yahoo.com





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE