Welcome Guest!

,

7 erros que tomam seu tempo


Todo mundo reclama que o relógio corre mais rápido do que deveria.

Com tanta coisa para fazer, fica difícil terminar o dia com a sensação de dever cumprido. Ser organizada faz a diferença.


“Sem uma organização, não tem jeito: você acaba sempre tendo um dia improdutivo”, explica a master coach executiva Janaína Manfredini, que exerce a função de treinadora de equipes em São Paulo. Segundo ela, pequenas coisas podem fazer com que a gente perca um tempo precioso.

A empreendedora Ana Paula Ruschel, 36 anos, é um exemplo disso. “Eu deixava para escolher a roupa pela manhã e, por isso, chegava atrasada no trabalho”, conta.

Certo ou Errado: as situações nos desenhos abaixo dão a ideia de como mudanças simples podem tornar seu dia mais longo. Descubra o que atrapalha sua vida. Depois, veja a seguir a melhor forma de agir para ganhar tempo!





ESCOLHA COM ANTECEDÊNCIA

Acredite: deixar para escolher a roupa que você quer vestir minutos antes de ir para o trabalho faz com que você se atrase. “Optar por uma camisa, um sapato e um brinco não é fácil e toma mais tempo do seu dia do que você imagina”, explica a treinadora de equipes Janaína. Ela ressalta que o ideal é escolher a roupa na noite anterior. “Deixe tudo separado. Assim, você poderá fazer sua higiene pessoal e, em seguida, se vestir. Será muito mais rápido”, garante.


FIQUE OFFLINE!

Chegar ao trabalho e acessar as mídias sociais já virou costume. Não há problema, desde que você não fique disponível para bate-papos. “Se estiver online, deixará o poder de gerenciar o próprio tempo na mão dos outros”, explica a consultora. Isso acontece porque, quando a janelinha do programa pisca, você fica ansiosa para saber sobre o que estão falando e para o que está fazendo, apenas, para enviar uma resposta. Por isso, mantenha o bate-papo off-line!


FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ

De nada adianta querer fazer um monte de coisas ao mesmo tempo. “Agindo assim, você vai começar a realizar várias tarefas. Mas, no fim do dia, não terá conseguido terminar nenhuma”, alerta Janaína. A executiva aconselha que você crie uma lista de prioridades. Faça essa lista todos os dias, antes de sair do trabalho, planejando o dia seguinte. “Coloque em primeiro lugar a tarefa que você menos gosta de executar. Assim, fica logo livre dela!“, sugere Janaína.


O ALMOÇO É SAGRADO!

Quantas vezes você não deixou de almoçar ou comeu um lanche rapidinho na frente do computador, achando que seria uma boa ideia para ganhar tempo? Na verdade, essa estratégia é uma grande furada! Comer sem prestar atenção na comida ou trabalhar com fome faz com que você perca a concentração e produza pouco! Além disso, a chance de cometer erros aumenta. “É preciso entender que, para não entrar em parafuso, é fundamental que o cérebro tenha um tempo de descanso. Por isso a hora do almoço é tão importante”, destaca Janaína.


NADA DE BLÁ-BLÁ-BLÁ!

O identificador de chamadas do celular é muito útil quando você no trabalho: se o aparelho tocar, olhe quem está ligando e decida entre atender ou recusar a chamada. “Se estiver esperando a ligação ou desconfiar que seja urgente, atenda. Seja breve na conversa e faça isso fora do ambiente de trabalho”, recomenda a consultora, que prossegue: “Evite responder se do outro lado da linha estiver uma amiga que liga para bater papo. Além de atrasar sua vida, a chamada pode atrapalhar o colega ao lado”, diz Janaína. Dica: deixe o celular no modo vibratório.


FUJA DO TRÂNSITO

Sair correndo às 18 h para chegar em casa a tempo de fazer o jantar não é uma boa ideia. Nesse horário, o trânsito nas grandes cidades costuma ser caótico! Em vez de ficar parada sem fazer nada, aproveite o horário para se ocupar com outras atividades prazerosas e úteis: academia, pós-graduação e até compras no supermercado. Quanto ao jantar, organize-se para deixar comidas congeladas ou pré-prontas. E mesmo que você não tenha como fugir do trânsito, tente aproveitar o tempo para ler, responder e-mails ou fazer aquela lista de tarefas para o dia seguinte. Tudo isso se você usar transporte coletivo, claro.


NÃO SEJA TURISTA NA SUA CASA

Quer evitar trabalho? Então, policie-se para chegar em casa, tirar os sapatos e não deixá-los no meio da sala. Quando entrar, vá direto para o lugar onde costuma pôr seus calçados. Assim, você já os guarda logo que os tira dos pés. Faça o mesmo com as chaves da casa e do carro. A papelada do escritório também merece ficar no lugar. “Se tirar as coisas da bolsa e do corpo e guardar no lugar certo, vai evitar perder 40 minutos do dia seguinte procurando. Tem gente que precisa fazer um tour pela casa ou no trabalho para encontrar as coisas”, brinca Janaína.


Texto de Giulia Gazetta - Revista impressa Viva! | www.vivamais.com.br





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE