Welcome Guest!

,

A má qualidade da água prejudica a beleza dos fios


A má qualidade da água do chuveiro pode prejudicar bastante a beleza dos fios, mas truques caseiros são capazes de salvá-los!


Imprópria para lavar

Você já ouviu falar que a água é diferente em cada cidade? Isso depende da fonte, mas também do tratamento antes de chegar à torneira.

“A água que recebemos na nossa casa tem cloro e outros produtos químicos que podem fazer os cabelos ficarem mais ressecados”, avisa o dermatologista Valcinir Bedin.

Para o cabeleireiro Alexandre Lima, os impactos causados pela quantidade de água dependem também dos procedimentos químicos aos quais os fios foram submetidos.

“Outro perigo é a presença de matais na água, como o chumbo. Ele dificilmente é eliminado pelo organismo e, em níveis altos, pode ser absorvido através do couro cabeludo. Entre seus efeitos estão a quebra dos fios e as descamações”, afirma.

Dica: Ingerir 2 litros de água por dia é fundamental para a sáude do organismo, o que inclui a dos cabelos.


Não parece limpo...

Como saber se o problema vem pela torneira? “A água pesada por conter muitos sais minerais não deixa o xampu fazer o seu trabalho de limpeza, os fios ficam mais sujos, menos brilhantes e mais difíceis de pentear”, esclarece o médico.

“Se o couro cabeludo for oleoso, por exemplo, acaba piorando e apresentando dermatite seborreica, caspa, etc”, completa a dermatologista Mônica Linhares.


Combinação ideal

“A melhor água é pura (mineral e sem sal). O pH ideal é de 5,5 que é o pH da pele”, garante Bedin.
Na dúvida? Lave a cabeça por alguns dias com água mineral de garrafa ou galão comprada para beber.
Se notar diferença, uma solução pode ser instalar um filtro junto ao chuveiro. Nesse caso, consulte um especialista.
Não existe um xampu para cada tipo de água, mas saber a composição do produto ajuda muito.
“O melhor é lavar com um xampu que o pH gire em torno de 5 (ácido), capaz de abrir as escamas do fio para promover a limpeza. Já a máscara e o condicionador devem ter o pH mais baixo (em torno de 4). Por isso, é importante usar produtos da mesma linha”, explica Lima.


Cuidadodos na hora de lavar

• Passe o xampu na raiz dos fios e massageie por toda sua extensão. “Se você tiver um cabelo muito comprido é interessante separá-lo por mechas, faciliando o processo”, sugere o cabeleireiro.
• Não utiliza as unhas: isso pode danificar e até quebrar os cabelos. O correto é usar as pontas dos dedos.
• Evite o excesso de xampu: só aolique duas vezes se julgar necessário, e enxágue muito bem.


ACESSÓRIOS LIMPINHOS

De nada adianta cuidar da qualidade da água e da lavagem dos cabelos, se depois usar escovas e pentes sujos. “Como no couro cabeludo, a sujeira vai se acumulando no pente e na escova, mas de maneira ainda mais acentuada”, informa o médico Valcenir Bedin. Veja como deixá-los em ordem:

• O ideal é limpar escovas e pentes todos os dias ou, no mínimo, uma vezpor semana.
• Lave seus acessórios a cada 15 dias e seque-os para evitar contaminações.
• Use água mineral ou uma solução com 100 ml de água sanitária em 1 litro de água quente. Depois, enxágue com 1 colher (chá) de sabão líquido e bastante água.
• Não deixe o pente em cima da pia do banheiro, pois a umidade cria um ambiente propício a proliferação de bactérias e fungos.
• Pentes e escovas também têm data de validade. A dica é trocá-los todo ano.


ÁGUA TURBINADA

Truques caseiros que melhoram a qualidade da lavagem dos fios. Saiba o que usar no enxágue:

Vinagre: “ajuda a tirar os resíduos de xampus e cremes e dá brilho aos cabelos por ser ácido, além de remover a oleosidade”, justifica Alexandre Lima.

Como usar: dilua 1 colher (sopa) de vinagre para cada 3 copos de água e enxágue os fios após a lavagem.

Dica: “cabelos crespos ou ressecados devem passar longe dessa substância sob risco de ficarem ainda mais danificados! Nesse caso, recorra aos xampus antirresíduos uma vez por semana”, ensina o cabeleireiro.


Água de coco: contém sais minerais que fortalecem e hidratam os cabelos, devolvendo vida aos fios.

Como usar: uma vez por semana, faça o último enxágue da lavagem com água de coco. “O truque que pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, é indicado para os mais ressecados ou coloridos”, destaca.

Dica: a água de coco deve ser natural, e não de caixinha, pois esta contém conservantes e outros ingredientes.


Água mineral: a qualidade dessa água (sem cloro e outros elementos químicos) garante melhor oxigenação e leveza aos cabelos.

Como usar: molhe os fios, utilize um xampu próprio para seu tipo de cabelo e enxágue. Tudo com água própria para beber.

Dica: “já ouvui falar do truque de jogar um último jato de água fria no cabelo? Então, funciona melhor ainda se água for mineral. Até o brilho vai ficar mais intenso”, promete Lima.


Consultoria: Vacinir Bedin, tricologista e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo. Mônica Linhares, dermatologista do Espaço Saúde Rio. Site www.espacoesauderio.com.br. Alexandre Lima, cabeleireiro do Salão da Praia, no Rio de Janeiro. Site www.salaodapraia.blogspot.com.br

Fonte: Revista impressa Malu – Ano 13, nº 471 | www.revistamalu.com.br





Receba novas postagens por e-mail, cadastre-se!
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE