Welcome Guest!

,

Confira alguns mitos e verdades sobre beleza



Hora da verdade!

Especialistas esclarecem alguns mitos e verdades sobre os cabelos, pele e unhas.


1) Tintura provoca a queda de cabelo

Verdade. Qualquer química pode danificá-lo. “A queda não se dá pela raiz. Os fios se quebram e, então, a parte prejudicada cai”, explica a dermatologista Vanessa Metz. A solução? Usar totalizante. Se optar por tintura, retoque só a raiz.


2) Colocar anticoncepcional no xampu faz os fios crescerem

Mito. Segundo Vanessa, a função do xampu é unicamente limpar. “Nenhum de seus componentes é capaz de penetrar na fibra capilar e alterar o crescimento do cabelo”, esclarece a especialista.


3) Spray fixador de cabelo substitui o de maquiagem

Até pode. O produto cria uma camada fina por cima da pele e mantém a maquiagem por mais tempo. Mas não é ideal. “Como tem álcool, pode ressecar o rosto”, avisa Vanessa.


4) Pele negra envelhece mais devagar

Verdade. Ela tem mais melanina - composto celular responsável pela pigmentação e proteção contra raios solares. “É como se houvesse uma barreira inexistente nas peles brancas. Assim, quanto mais morena for, mais o sol para danificar as células, retardando o processo de envelhecimento”, diz Vanessa.


5) Compartilhar maquiagem pode passar doenças

Em alguns casos, sim. Mas é difícil. É possível transmitir herpes, por exemplo, compartilhando batom. “Isso ocorre se o produto for passado em cima da lesão e, após, for usado por outra pessoa”, ressalta Vanessa. O mesmo acontece com conjuntivite bacteriana e rímel. “Maquiagem é pessoal. O ideal é não emprestá-la”, avisa o dermatologista Valter Claudino.


6) A luz da tela dos computadores pode causar fotoenvelhecimento

Há controvérsias. Pode apenas induzir a formação ou piorar melasma (manchas escuras). “Não é responsável direta pelo envelhecimento da pele. Isso é fruto do efeito oxidativo do sol, poluição, cigarro e outros fatores”, comenta a dermatologista Monika Brandão.


7) É bom ficar sem esmalte para a unha respirar.

Verdade. Passar muito tempo com a unha pintada pode desidratar e causar manchas esbranquiçadas. “Ao menos dois dias ao mês, fique sem esmalte”, aconselha Monika. Hidrate-se com óleo de amêndoas ou de sementes de uva.


8) Evitar loções com álcool na pele

Em alguns casos. Esse é um problema para quem já sofre com ressecamento ou tem muita sensibilidade. “Pessoas com a pele mista ou oleosa podem investir nesse tipo de produto”, sugere Claudino.


9) O cabelo cresce mais na gravidez

Mito. Só a gestação não influência sob o desenvolvimento das madeixas. “Algumas grávidas melhoram a alimentação com o acréscimo de vitaminas e conseguem turbinar o crescimento dos fios”, justifica Monika.


10) Cabelo aumenta mais de volume em diferentes partes da cabeça

Mito. Acontece exatamente o contrário. De maneira geral, os cabelos ficam mais ralos nas laterais e próximos à nuca. “A regra vale para quase todo mundo. Você, certamente, nunca viu uma pessoa careca só na parte de traz da cabeça, não é?”, questiona Monika.

11) O Sol melhora a acne

Mito. O Sol aparenta deixar a acne com um aspecto melhor, ou seja, o sol seca a acne. No entanto, esse efeito é ilusório, pois caso a pele não esteja devidamente protegida com filtro solar, o quadro de infecção pode agravar. O ideal é utilizar produtos à base de gel ou oil free para quem tem pele oleosa. Além disso, o aumento do suor e da produção de sebo pelo calor favorece a proliferação bacteriana que também piora a acne.

12) Os cremes e produtos tópicos podem agir para melhorar o aspecto da celulite? Eles realmente funcionam

Depende. Eles até funcionam, mas fazem pouco efeito se utilizados como único recurso para o combate à celulite, já que a pele é uma barreira que impede que as substâncias cheguem ao tecido subcutâneo, que é o local onde se instala a celulite.

13) A drenagem linfática e outros tratamentos estéticos funcionam

Verdade. A drenagem linfática é um excelente tratamento para celulites bem iniciais, pois evita o acúmulo de água entre as células.

14) Banho quente estraga o cabelo

Verdade. A água a partir de 36° C estimula a produção das glândulas sebáceas, o que pode colaborar para a queda de cabelo, além de deixá-lo opaco e quebradiço.

15) Refrigerante pode causar celulite

Mito. O refrigerante não causa celulite. A ingestão excessiva de refrigerantes pode engordar e a gordura causa a celulite.

16) Alimentos industrializados causam celulite

Verdade. Geralmente esses alimentos têm alto teor de sódio, o que retém água entre as células e piora o aspecto da celulite.

17) O sol pode causar flacidez

Verdade. Um dos maiores vilões do envelhecimento é o sol. Ele pode causar queimaduras, vermelhidão, bolhas, sardas, rugas, manchas e inclusive a flacidez da pele.

18) Cloro deixa o cabelo verde

Mito. Não é o cloro que deixa o cabelo verde, mas sim o sulfato de cobre (metal que também é utilizado para tratar a água da piscina). Quando esse metal se liga à queratina dos fios, ele acaba deixando a pigmentação do cabelo esverdeada. Mas essa reação só acontece nos cabelos claros, porque eles têm o fio poroso, o que torna mais fácil para o metal penetrar no cabelo.

19) Dormir com os cabelos molhados prejudica a raiz

Verdade. A umidade em conjunto com o abafamento e o calor provocado pelo travesseiro pode produzir uma proliferação de fungos, provocando a queda dos fios.

20) Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas.

Verdade. Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo “pancake” podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa.


CONSULTORIA

Drª Vanessa Metz, Dermatologista
Rua Visconde de Pirajá 351 sala 620 - Galeria Fórum de Ipanema/RJ - CEP: 22410-906
Tels: (21) 2521-0772 e (21) 2513-3068 - Site www.vanessametz.com.br

Dr Valter Claudino Dermatologista
Rua Sheldon, 102, Lapa - São Paulo - SP
Telefone(s): (11) 3832-2332, (11) 3834-9295

Drª Monika Brandão Dermatologista
Rua Visconde de Pirajá, 414 - Sobreloja 206 - Ipanema/RJ CEP: 22410-002
Tel: (21) 2267-3885


Texto de thais.harari@abril.com.br

Revista impressa Viva - Edição 624 | www.vivamais.com.br


OBS: Das 20 dicas, 10 foram acrescentadas. Possível fonte: www2.uol.com.br/vyaestelar





Receba novas postagens por e-mail, cadastre-se!
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE