Welcome Guest!

,

Orgasmo feminino, um sonho distante...


Julho é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Orgasmo. Infelizmente, nem todas podem festejar, pois há uma estimativa de que 70% das mulheres nunca chegaram a senti-lo com seus parceiros.

Segundo o livro Vitamina O - Por Que O Orgasmo é Vital Para A Saúde E A Felicidade Da Mulher, o orgasmo melhora o humor, ajuda a perder peso, diminui o risco de doenças cardíacas, auxilia no sono e ainda deixa a pele mais bonita.


A dificuldade de se chegar ao orgasmo é um dos maiores obstáculos para a felicidade sexual feminina. Já começa que ninguém explica direito para a mulher o que é o orgasmo, apenas dizem que é algo gostoso. Existem pontos importantes do corpo, que apontam caminhos a serem desbravados com criatividade para se encontrar a chave do verdadeiro prazer, mas como a masturbação ainda é um tabu, a mulher não consegue fazer experiências com seu próprio corpo.

Só essa dúvida sobre o que deveria sentir já é suficiente para deixar uma pessoa um tanto quanto maluca. Mas não para por aí. Há diferentes tipos de orgasmo, diferentes tipos de estimulação e até os tais orgasmos múltiplos. Com tudo isso na cabeça, relaxar na hora H se torna um desafio.

Para facilitar a vida, Carol Patrocínio explica, com base em estudos, o que acontece no corpo e responde a pergunta que não quer calar: existe mesmo essa coisa de orgasmos múltiplos?


O que é o orgasmo?

Ele dura entre 6 e 10 segundos – em alguns casos pode chegar aos 20. “Quando o corpo atinge o clímax a pele e o rosto ficam mais rosados, os músculos podem se contrair, há aumento da frequência cardíaca e do ritmo respiratório. Nessa hora, as mamas ficam mais sensíveis e o corpo fica mais relaxado”, explica a ginecologista e obstetra Erica Mantelli.

No momento do orgasmo, você sente contrações involuntárias e rítmicas na musculatura vaginal, que podem ser fortes ou suaves e aumentam até o clímax. Seu útero também se contrai. E você não precisa se esforçar para sentir todas essas sensações.


Há mais de um tipo de orgasmos?

Há diferentes maneiras de se chegar ao orgasmo, mas a sensação é a mesma. A estimulação clitoriana é mais fácil para atingir o objetivo, já que o clitóris é externo ao corpo. Já o orgasmo com a penetração é mais complicado em alcançar. Dados apontam que apenas um terço das mulheres conseguem atingi-lo. E estudos questionam a capacidade feminina em chegar ao orgasmo por esse meio.


Orgasmos múltiplos existem?

Existem, mas não é algo tão comum quanto gostaríamos. Apenas 30% das mulheres consegue ter esse fenômeno acontecendo na vida. Mas se pensarmos que, de acordo com o ProSex - Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, um terço das mulheres nunca atingiu nenhum tipo de orgasmo, é um número que dá esperanças, certo?

O orgasmo múltiplo da mulher se baseia nos princípios do Taoísmo, uma tradição milenar chinesa. A teoria da sexualidade taoísta prega que só é possível levar uma vida verdadeiramente saudável, dinâmica e significativa quando se está ligado à fonte de todo o desejo e vitalidade, ou seja, a energia sexual.


VEJA TAMBÉM:

* 15 surpresas sobre o orgasmo
* Orgasmo, que prazer é esse?
* Orgasmo noturno feminino, é possível?


Os tais orgasmos múltiplos são, basicamente, ondas de prazer de forma sucessiva. A mulher passa por todas as fases do orgasmo por diversas vezes consecutivas. Mas isso não garante felicidade, já que quantidade e qualidade são coisas diferentes.


O que dificulta o orgasmo?

Há motivos físicos e emocionais. Os emocionais vão desde não conseguir relaxar até acreditar que sexo é algo errado e influenciam o corpo na hora de liberar hormônios. Os físicos passam por diabetes e depressão, mas têm uma lista enorme de outros problemas que atrapalham a vida sexual. Por isso é tão importante detectar que há algo errado na vida sexual, fazer um check up e buscar ajuda na terapia sexual, caso seja necessário.


CURIOSIDADES:

* O orgasmo feminino dura entre dez e 23 segundo.
* Ao gozar a mulher libera uma descarga de 244 minivolts.
* Existe uma disfunção feminina chamada Transtorno da Excitação Genital Persistente, cujo nome é autoexplicativo. Tem moça por aí que tem orgasmo na fila do banco.
* Quando estamos em plena atividade sexual, nosso corpo libera uma boa dose de ocitocina, que provoca desejo de conexão emocional.
* Há controvérsias sobre a questão do orgasmo vaginal X orgasmo clitoriano. Hoje existe um consenso entre os médicos de que o orgasmo é orgasmo e ponto. Na região pélvica, as sensações provocadas pelo clímax se iniciam no clitóris e terminam na vagina.
* O orgasmo tem as mesmas vantagens mentais e físicas de uma corrida de 8 km.


DICA DE LIVROS:

Esse Tal Orgasmo

Orgasmo Multiplo Da Mulher

O Guia Do Bom Orgasmo

Entendendo E Melhorando O Seu Orgasmo

Vitamina O - Por Que O Orgasmo é Vital Para A Saúde E A Felicidade Da Mulher


Espero que tenham gostado!

Adaptado do Preliminares

Por Carol Patrocínio | Preliminares

Mande suas dúvidas sobre sexo para preliminarescomcarol@yahoo.com.br e siga-a Twitter < @carolpatrocinio.





Receba novas postagens por e-mail, cadastre-se!
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE