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Saiba que exercício combina com seu estilo de vida


Um momento para cada estilo: Yoga, Pilates, Correr na Rua, Caminhar no Parque, Nadar, são muitas as opções de atividades físicas para tornar seu dia mais saudável e prazeroso.

Um momento para se movimentar; esquecer-se dos problemas, cuidar de si mesma. Os exercícios não são apenas uma questão de saúde, mas de bem-estar. Não basta simplesmente escolher o tênis e a roupa mais confortável, mas também a atividade que melhor se encaixa nos objetos e no estilo de vida de cada um. Confira as dicas:



Foto: Getty Images

Saiba qual o tipo de exercício é o mais indicado para o seu estilo de vida.

Antes de tudo, faça uma avaliação física. É a partir de uma análise de diversos testes, exames e resultados que o profissional de educação física poderá indicar qual a atividade que mais se aproxima dos seus desejos e necessidades.

Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que a frequência de exercícios praticados seja de cinco vezes na semana, por pelo menos 30 minutos - o que não implica necessariamente na ida à academia, mas uma boa caminhada até o trabalho, por exemplo.

Exercícios aeróbicos controlam a pressão arterial. A atividade evita problemas cardíacos, diminui o colesterol e o excesso de peso. Quem não se exercita tem 50% mais chances de desenvolver a diabetes do tipo 2.

Que tal dançar um pouco? A atividade proporciona prazer, o que já é um estímulo para evitar o abandono da rotina de exercícios. Dança de salão, do ventre, aula de ritmos brasileiros, flamenco, balé: as opções são muitas.

Se o seu objetivo é emagrecer, alternar atividades físicas aeróbicas de alta intensidade e curta duração com atividades aeróbicas de baixa intensidade com longa duração é a melhor maneira para estimular à queima de gordura em nosso organismo.

A musculação é uma ótima arma na ajuda do emagrecimento. O ganho de massa muscular faz com que o organismo gaste mais calorias para se manter. Ou seja: troque gordura por músculos.

YOGA: Ultrapassar ou aliviar asma, diabetes, dores nas costas, excesso de peso, desordens do aparelho digestivo, melhoria do sistema cardiovascular, do funcionamento das glândulas endócrinas e ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. Esses são alguns dos benefícios trazidos pela prática da yoga. Além disso, acredita-se que os movimentos também auxiliem na melhora da pele e na definição corporal, fortalecendo a musculatura do corpo sem as mudanças radicais trazidas pela musculação.

PILATES: A prática foi criada por Joseph H. Pliates durante a Primeira Guerra Mundial, para ajudar na recuperação de soldados ingleses. O objetivo é promover força e flexibilidade muscular através de exercícios de equilíbrio neuromuscular, ou seja, no final do treinamento, você terá músculos fortes e alongados. Estudos apontam que os exercícios também ajudam a perder peso. O Pilates tem como objetivo trabalhar condicionamento físico e mental. Trabalha força, flexibilidade, consciência corporal, concentração, postura, respiração e alinhamento corporal. Entre os benefícios estão, além do alívio de dores, melhora no sono, no nível de estresse, na condição respiratória, bem como avanço no aspecto neurológico, na concentração e equilíbrio. A maior vantagem do pilates em relação a exercícios de mais impacto é o aumento de massa muscular sem o risco de lesões na coluna ou articulações.


SEU ESTILO

Social: muitas pessoas gostam de aliar a prática de uma atividade física ao convívio social. O seu lugar é na academia. Escolha uma grande, que ofereça várias modalidades e esteja sempre movimentada. Usualmente, o horário em que as academias mais fervem é no fim da tarde. O menu é grande: musculação, spinning, running class, ginástica localizada, circuito funcional, danças, alongamento, boxe, artes marciais e outras opções. A maioria ainda dispõe de bar, sauna, serviços de massagem, salão de beleza e lojinhas.

Sedentário: se você não gosta de esportes em geral, nunca praticou alguma modalidade, isso não quer dizer que você possa viver sem se movimentar! Atividade física não é a mesma coisa que esporte. Experimente subir escadas ao invés de usar o elevador, vá a pé ao trabalho ou ao supermercado brinque na praça com seus filhos, etc, etc.

Atleta: se você gosta de “suar a camiseta”, opte por exercícios aeróbicos de alto impacto, como corrida, bicicleta, spinning, caminhada acelerada, boxe, artes marciais, tênis, vôlei, basquete, futebol. Claro, tudo com orientação médica. Há vários clubes que oferecem turmas de esportes para adultos, e não apenas escolinhas infantis.

Zen: se você gosta de se movimentar, mas não é adepta de esportes de alto impacto, opte por pilates, yoga, tai chi, danças ou hidroginástica.


Revista impressa Tramontina - Ano 5, nº 6 | www.tramontina.com.br





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ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


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