Welcome Guest!

,

Dicas para manter os fios lindos todos os dias


Não basta estar bem vestida e maquiada, os cabelos têm que estar impecáveis.

Os cabelos são um poderoso adorno para rosto feminino e de fundamental importância para a construção da imagem pessoal. Historicamente para as mulheres os cabelos são sinônimo de sedução, na mitologia Grega, Afrodite cobria sua nudez com seus longos cabelos loiros, na religião muçulmana, as mulheres não deixam seus cabelos a mostra em público em vista do grande poder de sedução que possuem.

A seguir, 25 dicas que você precisa saber para cuidar dos fios e deixá-los iguais aos das artistas de TV.



Foto: Thinkstock / Getty Images

Atitudes que danificam os cabelos

1. Amarrar os fios ainda molhados. “Prendê-los por um longo período pode resultar em fungos e criar caspas”, explica a hairstylist Celeste Gomes. Além disso, pode provocar quedas e fragilizar a raiz.
2. Passar prancha no cabelo úmido. Isso agride profundamente os fios, deixando-os queimados e quebradiços.
3. Ficar sem cortar as pontas. A falta de manutenção do corte, por um longo período, pode fazer com que os fios comecem a quebrar mais, impedindo o crescimento.
4. Exagerar na química. Aplicar mais de dois produtos químicos nos cabelos deixa-os fracos e danificados. Consulte sempre um especialista ao optar por uma mudança estrutural nos fios.
5. Usar produtos alcalinos. Deixa o couro cabeludo exposto a bactérias e micro-organismos. Converse com um cabeleireiro sobre a escolha ideal para seu tipo de cabelo.

Ações que salvam os fios

6. Lavar com água morna. Usar água quente ativa a oleosidade do couro cabeludo, resseca o comprimento e provoca descamações e seborreia.
7. Usar produtos com pH balanceado. Segundo a especialista, o pH natural dos fios é levemente ácido e um xampu com acidez próxima ajuda a fechar as cutículas e aumentar o brilho.
8. Hidratar toda semana. A hidratação tem função reparadora e devolve a umidade natural dos fios, que geralmente ficam expostos à ação do tempo ou de produtos químicos.
9. Usar reparadores com filtro solar diariamente. Eles formam um filme protetor nos fios e tratam as pontas duplas e ressecadas, proporcionando mais brilho e maciez.
10. Realizar exames periódicos dos fios. “É muito importante fazer uma análise todo o mês e saber da saúde de nosso cabelo para cuidar de maneira correta”, orienta Celeste. Por isso, converse sempre com um cabeleireiro.

Nutrientes para tratar da raiz às pontas

11. Aminoácidos e proteínas. Favorecem o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Podem se encontrados em carnes, ovos, grãos, leite e seus derivados.
12. Cobre. Estimula o crescimento dos fios. Nozes e castanhas são algumas de suas fontes.
13. Ferro. Combate anemias, que podem prejudicar os cabelos. O consumo de fígado, gérmen de trigo, amêndoas, passas, folhas escuras, feijão e lentilha supre essa necessidade.
14. Zinco. Estimula o crescimento dos cabelos e reduz a oleosidade. É encontrado em carnes, gérmen de trigo, levado de cerveja, nozes e gema de ovo.
15. Óleo de linhaça. Melhora a aparência e o brilho dos cabelos. Para obter esses efeitos, inclua em sua alimentação grãos de linhaça e pães feitos desse ingrediente.

Máscaras caseiras

16. Hidratação. Amasse 1 abacate maduro até obter um purê e misture 1 colher (sopa) de mel. Umedeça os fios com água morna e massageie-os com o preparado. Cubra com touca plástica e espere 30 minutos. Enxágue e lave com xampu.
17. Contra queda. Misture 1 colher (sopa) de óleo de jojoba, 15 gotas de óleo essencial de alecrim e 10 gotas de óleo essencial de cedro. Acrescente 60 ml de gel de babosa e mexa bem. Guarde num recipiente fechado e use 1 colher (sopa) da mistura para massagear o couro cabeludo todos os dias antes de dormir.
18. Anticaspa. Ao lavar os cabelos, acrescente 4 gotas de óleo essencial de melaleuca ao xampu que vai usar. Misture bem e use massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Deixe a loção agir por 5 minutos e enxágue.
19. Equilíbrio do pH. Em um pote de vidro com 250 ml de vinagre de maçã, coloque em infusão 1 colher (sopa) de cada um dos seguintes ingredientes: lavanda seca, camomila seca e alecrim seco. Tampe e, depois de duas semanas, coe numa garrafa. Acrescente 1 colher (sopa) do preparado a 250 ml de água e passe a enxaguar os cabelos com essa mistura.
20. Fim da oleosidade. Misture 1 colher (sopa) de vinagre de maçã a 20 gotas de óleo essencial de cipreste e 10 gotas de óleo essencial de junípero. Acrescente 60 ml de xampu sem perfume, 60 ml de água mineral e mexa bem. Use para lavar os cabelos.

Truques de salão

21. Para fortalecer os fios, use condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou queratina capilar hidrolisada.
22. As proteínas hidrolisadas também servem para evitar pontas espigadas.
23. As pontas espigadas podem ser consequência de agressões físicas ou químicas e de uma escovação agressiva.
24. Para prevenir pontas espigadas, use diariamente um produto próprio, preferência à base de silicone.
25. Para dar brilho aos fios, prefira condicionadores com agentes que formam uma película sobre o cabelo.


Texto de Renacha Batista

Consultoria:

Celeste Gomes, coordenadora da Alpha Line Cosméticos

Ademir Júnior, dermatologista e especialista em tricologia.

1001 soluções naturais, Laurel Vukovic, Editora Publifolha.

Julinho do Carmo, cabeleireiro e repórter do programa A Tarde é Sua, da Rede TV!
Fone: 11 4992-6462

Fonte: Revista impressa Malu - Ano 11, Nº 379 | www.revistamalu.com.br





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE