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Fazer exercícios ao ar livre é uma delícia!


Fazer exercícios físicos principalmente em contato com a natureza ajuda a atividade render mais. Além de mandar o estresse para o espaço, melhora a qualidade do sono, e ainda por cima, sem pesar no seu bolso.


Qualquer exercício físico praticado no parque, na rua ou na praia é bem mais gostoso. “Há várias distrações ao ar livre que tornam a atividade física bem prazerosa”, explica o técnico de corridas Wanderlei de Oliveira. “A natureza traz uma sensação de bem-estar enorme. Meia hora de esteira na academia é igual à uma hora de corrida no parque”, diz.

A seguir, conheça os benefícios de alguns exercícios que você pode praticar longe das academias.


ANDAR DE BICICLETA

Além de funcionar como meio de transporte, pedalar é uma maneira perfeita de firmar o corpo e soltar as ideias. O exercício ajuda a emagrecer e fortalecer os músculos. A bicicleta melhora a frequência cardíaca, oferece baixo impacto, tem baixo custo de manutenção e promove a sensação de liberdade e independência.

Consumo de calorias
300 a 500 por hora.

Onde atua
Exercita músculos inferiores das coxas, glúteos e panturrilhas.


JOGOS COM BOLA

Vôlei, basquete, frescobol, futebol e até queimada, são exercícios que estão ligados à diversão que podem ser praticados em família.

Consumo de calorias
200 a 500 por hora.

Onde atua
Trabalha a musculatura do corpo de maneira gral.


CORRIDA

É um dos esportes que se tornaram mais populares nos últimos anos pela facilidade e praticidade. A corrida um dos exercícios mais recomendados para o bem-estar físico e mental. Além de ser uma atividade completa que envolve praticamente todos os músculos do corpo, dá um chega pra lá na tristeza, auxilia na queima de gorduras e no aumento da massa muscular. Exercita a cabeça, melhora o sono, previne doenças, e fortalece o coração.

Consumo de calorias
400 a 700 por hora.

Onde atua
Mexe com os músculos do abdômen, panturrilhas, posterior e anterior das coxas.


NATAÇÃO

A água possui incrível poder terapêutico de relaxar. Quando aliada aos exercícios, ela gera bem-estar de imediato. A natação é um esporte que trabalha todos os grupamentos musculares, ajuda a reduzir a gordura corporal, alivia as tensões do dia-a-dia e ajuda a recuperar lesões. O risco de lesões para quem pratica natação é pequeno porque a água amortece os impactos.

Consumo de calorias
400 a 600 por hora.

Onde atua
Trabalha os músculos dos braços, costas e abdômen.


CAMINHADA

É o exercício mais seguro e fácil. É bom para fazer amigos e pensar na vida. Além de auxiliar no emagrecimento, beneficia o coração, controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda ajuda a fortalecer os músculos de todo o corpo retardando o envelhecimento.

Consumo de calorias
250 a 300 por hora.

Onde atua
Endurece os músculos do abdômen, coxas e panturrilhas.


Cuidados Básicos

Alongamento - faça uma sessão de ao menos 10 minutos antes e depois dos exercícios.

Filtro solar - use sempre. Mesmo nos dias nublados. E reaplique se transpirar muito.

Hidratação - lembre sempre de tomar água antes, depois e a cada 20 minutos de atividade.

Visita ao médico - antes de começar a praticar uma atividade física, consulte seu médico para saber se está tudo funcionando bem.

Roupas apropriadas - cada atividade pede roupas adequadas. No geral, escolha tecidos leves que absorvam o suor, calçados confortáveis e indicados para o exercício, além de boné para os dias de sol.


Adaptado da revista impressa Ana Maria - Nº 826 | www.revistaanamaria.com.br





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ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


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