Welcome Guest!

,

Sexo na menopausa também é prazeroso


Apesar das mudanças no corpo, mulheres podem ter uma vida sexual ativa e feliz

Marco importante da biologia feminina, a menopausa sela o fim da fase reprodutiva da mulher. O que não quer dizer que a vida sexual tenha que ser deixada de lado, quando o corpo já não responde mais da forma que fazia na juventude.


O início comum da menopausa se dá por volta dos 50 anos, mas algumas mulheres entram na menopausa numa idade menor, especialmente se elas sofreram algum tipo de câncer ou outra doença séria em que houve uso de quimioterapia.

A menopausa prematura (ou falência prematura dos ovários) são as menopausas que ocorrem em idades inferiores a 40 anos, e tem sua incidência em cerca de 1% das mulheres. Outras causas de menopausa prematura incluem Doença auto-imune, doenças na tireoide, e Diabete Mellitus. Índices de incidência de menopausa prematura elevados foram encontrados em casos de gêmeas idênticas e fraternas: aproximadamente 5% delas são afetadas pela menopausa precoce antes dos 40 anos de idade. As razões disto não são compreendidas, completamente. Transplantes do tecido ovariano entre gêmeas idênticas tiveram êxito no restabelecimento da fertilidade.

O risco de osteoporose aumenta no pós-menopausa, especialmente nas mulheres caucasianas de ascendência europeia.

Devido à queda nas taxas de estrogênio, a mucosa vaginal que chegou à menopausa se torna mais fina, seca e sensível, o que pode ocasionar dores em relações com penetração. Embora a situação gere medo e, consequentemente, leve à diminuição da libido, ela é contornável com a utilização de lubrificantes e cremes.

_ À medida que os homens ficam mais bem informados, eles aceitam com naturalidade o uso desses produtos - diz o ginecologista Jorge José Serapião, sobre o preconceito masculino.

De acordo com o médico e especialista em terapia sexual e membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, pesquisas indicam que mulheres com histórico de vida sexual ativa tendem a sofrer menos com o ressecamento vaginal na menopausa. Por outro lado, é importante que os casais entendam que há outras possibilidades de relação sexual sem penetração, baseadas na afetividade e igualmente prazerosas.

A menopausa é um estágio natural da vida, não uma doença ou disfunção, e desta maneira não necessita automaticamente de nenhum tipo de tratamento. No entanto, quando os efeitos corporais são severos e prejudiciais, pode-se aliviá-los com tratamento medicamentoso.


Cinco Dicas para chegar lá

1. Utilize lubrificantes à base de água nas relações sexuais.

2. Consulte o ginecologista sobre a possibilidade de usar cremes vaginais à base de hormônios femininos, que ajudam a manter a mucosa lubrificada.

3. Mantenha um diálogo franco com o parceiro, para que o casal possa superar dificuldades com naturalidade.

4. Crie um ambiente agradável para relação sexual. Estudos mostram que a sexualidade feminina é despertada também por estímulos neutros.

5. Converse com o ginecologista ou o terapeuta sexual para tirar dúvidas sempre que precisar.


VEJA TAMBÉM: 12 Passos para uma menopausa saudável


De uma passadinha na MIESS, lá você encontra uma grande variedade de produtos eróticos de qualidade, especialmente selecionados, para apimentar a sua vida sexual. Nacionais, Importados, Lingerie Feminina, Fetiches, Brincadeiras, Cosméticos, Acessórios e muito mais...


Adaptado por GGPremium

Consultoria: Ginecologista Jorge José Serapião, especialista em terapia sexual e membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro.

Texto: Camilla Muniz | camilla.muniz@extra.inf.br





Receba novas postagens por e-mail, cadastre-se!
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE