Welcome Guest!

,

Mastectomia: fazê-la ou não?


A atriz Angelina Jolie, 37 anos, surpreendeu o mundo ao fazer a retirada das duas mamas. Segundo o que ela contou em artigo publicado no jornal The New York Times, decidiu fazer a cirurgia preventiva ao descobrir que era portadora de mutação no gene BRCA1, que aumenta o risco para câncer de mama e de ovário. A decisão foi reforçada por seu histórico familiar. Sua mãe, Marcheline Bertrand, morreu de câncer de ovário, em 2007, aos 56 anos.

Mulheres com susceptibilidade de defeito genético (BRCA), como nesse caso, têm de 45% a 65% de aumento de risco desse tipo de câncer, sendo que somente cerca de 2% dele são causados por defeitos de BRCA.

É importante entender que enquanto você pode ter um gene defectivo, isso não significa que ele se expressará. Essa história pessoal da atriz é completamente irrelevante para 99% de todas as mulheres, uma vez que elas simplesmente não têm as mutações BRCA.


Estratégias para prevenção de câncer de mama

No maior centro de pesquisa americana sobre estilo de vida e câncer de mama, o The American Institute of Cancer Research, estimou que cerca de 40% dos cânceres de mama podem ter sido prevenido se as pessoas tivessem feito mudanças na maneira de viver. Veja as recomendações abaixo. Elas podem proteger em bem mais que esses 40%, chegando a cerca de 90%.

Evitar açúcar e frutose. Todas as formas de açúcar alimentam o câncer e a frutose é a mais lesiva de todas.

Melhore os níveis de vitamina D, é um dos mais potentes destruidores de câncer, pois induz a apoptose destas células, que é a morte celular. Pode ser usada em associação a qualquer tratamento de câncer, pois age sinergicamente.

Vitamina A. Estudos mostram que ela age no combate ao câncer de mama. Você pode usar um suplemento ou consegui-la por meio da alimentação. Suas fontes são: gema do ovo, manteiga, leite, carne vermelha e frango. Lembre-se sempre de usar esses produtos de animais criados soltos, não confinados.

Massagem linfática nos seios. Isso estimula a habilidade natural de eliminar toxinas cancerosas. Contudo isso deve ser feito por um fisioterapeuta formado.

Evite carne muito passada ou grelhada, que está ligada ao aumento do risco de câncer de mama pela geração de Acrilamida, um agente cancerígeno.

Evite produtos de soja não fermentados, por serem ricos em fito estrogênio, podem promover a proliferação de células na mama.

Melhore a sensibilidade à insulina, evitando açúcar e grãos.

Mantenha o peso adequado.

Consuma Omega-3 de origem animal. Um potente protetor de câncer.

Consuma gordura saturada boa (óleo de coco, carne vermelha, manteiga, ovos).

Turmeric, tem se mostrado muito útil no tratamento adjunto de câncer de mama e na prevenção de metástases.

Limite o consumo de álcool.

Evite soutien com aro metálico, pois o metal presente pode potencializar o risco de câncer de mama.

Amamente por 4 a 6 meses. Pesquisas mostram que isso reduz o seu risco de câncer de mama.

Evite reposição hormonal sintética. Caso tenha excesso de sintomas, considere a reposição hormonal bioidêntica, uma alternativa mais segura, já que usa moléculas idênticas as produzidas no seu corpo.

Evite BPA, fitalatos e outros xenoestrogenios, pois estão ligados com maior risco de câncer de mama.

Evite campos eletromagnéticos dentro do possível. Até cobertores elétricos podem aumentar o risco de câncer.


Consultoria: Dr Wilson Rondó Jr, especialista em Nutrologia e Terapias Antioxidantes pelo The Robert W Bradford Institute, nos Estados Unidos, tem vários livros publicados. entre eles Fazendo As Pazes Com Seu Peso e Emagreça & Apareça, Editora Gaia. www.drrondo.com | fb/DrRondo





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE