Welcome Guest!

,

Bons motivos para você se conformar com a celulite


Você tem celulite? Meus parabéns, você é uma mulher completamente normal!

É hora de abordar um tema totalmente biológico, mas que nossa sociedade insiste em condenar: A CELULITE!

O que é? Por que se forma? Porque as mulheres tem maior propensão a ter? Existem formas de evitar? E gente que reclama dos corpos alheios, tem algum fundamento?


Encontrei essa matéria que, na verdade é de um vídeo no Youtube do canal chamado Nerdologia, onde o autor dá uma explicação lógica sobre as "temidas celulites". Achei o vídeo interessantíssimo, por isso, fiz questão de passá-lo por escrito. Se essa explicação não acabar de vez com a paranoia das mulheres em relação a celulite, vai ficar difícil.



Este post fará ou não você se olhar de forma diferente. Só depende de você! Lembre-se, homem de verdade, não se importa com esse detalhe.


A mulher vem conquistando a merecida igualdade de direitos e de tratamento em um papel cada vez mais importante na sociedade. Mas uma desigualdade que não vão conseguir eliminar é a propensão a desenvolver celulite. Por quê?

Porque homens e mulheres distribuem a gordura do corpo de maneira diferente, enquanto outros mamíferos armazenam a gordura entre os órgãos internos, nós acumulamos gorduras embaixo da pele. Nosso depósito de gordura é subcutâneo e a proporção e o local onde acumulamos varia entre os dois sexos.

Até os seis anos de idade, meninos e meninas tem a mesma proporção de adipócitos, as células que armazenam adipócitos. E nos homens esse número tende a permanecer constante para o resto da vida a não ser em crianças obesas. No caso de ganharmos peso, só muda a quantidade de gordura que cada adipócito guarda. Mas no caso das meninas depois dos oito anos de idade, os hormônios femininos fazem com que os adipócitos guardem mais gordura que vai ter um papel diferente para elas não só de guardar energia.

Durante a adolescência com o aumento da produção do hormônio da puberdade os adipócitos femininos da cintura, da bunda e dos seios chegam a se dividir e aumentar em número e também de tamanho. É nesses locais que elas tendem a acumular mais gorduras, enquanto os homens engordam na barriga. O resultado é que uma mulher saudável de 25 anos tem mais ou menos o dobro da proporção de gordura corporal do que o homem da mesma idade, tudo por causa dos hormônios e da maneira como o corpo da mulher se desenvolve.

Por isso que cenas como essas na imagem abaixo, dependem de certo estímulo de hormônio masculino


Não que guardar mais gordura seja ruim para mulher, além de ser o que atrai os homens, são essas células que depois vão responder aos hormônios da lactação liberando gorduras em grandes quantidades para ajudar na produção de leite pro bebê. Além da diferença anatômica do corpo os adipócitos femininos complicam mais a situação pra elas. Enquanto nos homens a organização da pele faz com que eles sejam distribuídos igualmente, na mulher a pele faz com que a gordura se acumule em certos pontos que acabam pressionando-a para fora causando as irregularidades que chamamos de “celulite” o que se agrava com a idade porque a pele fica mais fina.

Não se engane, mulheres magras também tem celulite, com exceção das fisiculturistas que estão chapadas de hormônios masculino.

Geralmente, a maioria dos homens são atraídos pelo volume corporal: bunda grande, seios fartos e pernas grossas!


A propensão de algumas mulheres pra ter mais ou menos celulite depende da distribuição de gordura em baixo da pele e da espessura dela. Há outras teorias menos aceitas para explicar o que causa isso, como a diferença do fluxo de sangue da pele ou mesmo inflamação, mas todas tem o mesmo resultado: celulite não é uma doença, é uma condição natural da pele que faz todo sentido biológico. O que nos leva as receitas de como evitar e tratar essa celulite. Quer saber qual é?

NÃO TEM COMO EVITAR!

Como ela não é uma doença e nem tem uma causa clara, nada além de diminuir a quantidade de gordura no corpo vai ter algum efeito permanente.


Comer menos doce, ou tomar menos refrigerante apesar de ser um bom hábito, não diminui celulite mais do que emagrecer por qualquer outra causa. Emagrecer só diminui a aparência da pele, mas não resolve o problema. Exercício localizado queima tanta gordura local como qualquer outro exercício, já que a energia que o músculo usa vem do sangue e não da gordura vizinha. Quanto aos tratamentos estéticos, Idem, massagem, passar produtos ou mesmo aplicar ácido no local, não tem efeito a longo prazo.

Por alguns dias, especialmente no caso de injeção de ácido ou outras substâncias, o máximo que acontece é o inchaço debaixo da pele, que fazem com que ela suba e as irregularidades diminuam, mas isso passa. Há centenas de tratamentos para celulite, a final tem muita gente disposta a gastar com isso, mas nenhum deles tem comprovação científica. Lembra-se dos adipócitos? Lembra que eles não se dividem em adultos a não ser por obesidade? Tem outra situação em que eles podem se dividir: depois de uma lipoaspiração. Fazer uma lipoaspiração buscando diminuir a celulite ou emagrecer tem duas grandes falhas: nada garante que a remoção de parte do tecido adiposo vai fazer ele ficar mais liso. Depois que o inchaço da cirurgia passar, a celulite tende a voltar e pode até piorar. E os adipócitos que sobraram que estão em menor número podem passar a acumular mais gordura ou mesmo se dividirem de novo e fazer novos adipócitos. Se quem passou pela lipoaspiração mantiverem os mesmos hábitos, em pouco tempo, o que foi aspirado pode voltar.

Resumindo: celulite não é doença e por isso mesmo não tem tratamento e nem cura. É a consequência do processo que dá a mulher o corpo feminino. Então meninas, podem voltar para o sorvete sem culpa.


"Homem de verdade não se importa com esse detalhe! - Homem que se importa com dobrinhas, estrias ou celulite, ou é vendedor de cosméticos ou simplesmente não gosta da fruta."


NOTA: Mulheres, amem-se! Aceite suas características e condições. Como foi dito na matéria, celulite não é uma doença. Então pare de tentar adiar o inevitável. Não gaste o seu tempo tentando construir um "corpo perfeito", a vida é curta demais para isso. Aproveite a vida, seja feliz!


Por Reinaldo Reis


Matéria tirada do vídeo da galera do Nerdologia

Facebook: Canal Nerdologia
Youtube: Nerdologia toda quinta-feira às 11hs





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE