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Como as gordinhas realmente gostariam de serem chamadas?


"Curvilínea" ou "Plus Size"

A loja virtual Sonsi realizou uma pesquisa sobre qual expressão de marketing seria a preferida entre mulheres que usam tamanho G e acima, e essa foi a resposta mais frequente. Outras perguntas se referiram à imagem do corpo, influências de moda e itens essenciais do guarda-roupa, e os resultados mostraram que imagem as mulheres gordinhas têm de si.


“Sentimos que, embora o movimento plus size tenha feito muito progresso nos últimos anos, ainda há coisas impedindo que as mulheres encontrem a fashionista dentro de si mesmas”, disse a diretora de e-commerce da Sonsi, Kristin Mongello, ao Yahoo. Ela nos contou também que uma pesquisa adicional on-line, o Curvy Quotient Test, acabou de ser lançada para ajudar as mulheres a determinarem qual o estilo com o qual se sentem mais confortáveis.

Para a pesquisa, a Sonsi entrevistou mil mulheres. Uma das descobertas mais interessantes é que embora a grande maioria das mulheres plus size (85%) acredite que a beleza dos corpos está em diversas formas e tamanhos, menos da metade (49%) diz que se orgulha das próprias curvas. Para Mongello, isso demonstra uma falta de confiança entre as mulheres plus size.

Angela O’Riley, modelo plus size da Ford, stylist e consultora de moda, disse ao Yahoo que não ficou surpresa. “A moda está no subconsciente. Desde muito jovens, somos acostumadas a folhear revistas de moda, mas ninguém se parece conosco. Então nos sentimos excluídas, e entramos num círculo vicioso de baixa auto-estima”, diz O’Riley. “Fazer roupas é um estudo psicológico”.



Foto: Angela O’Riley

Em relação às terminologias, 28% das mulheres entrevistadas dizem preferir o termo “curvilínea”, principalmente porque são as curvas que ajudam a definir quem elas são.

“Eu prefiro ‘curvilínea’ também”, diz O’Riley. “Tem uma conotação positiva. Se você usa essa palavra para descrever uma amiga, não importa que tamanho ela use, você logo pensa ‘Ah, ela é gostosa!’. É algo que dá poder à mulher, em vez de a diminuir.”

Marie Denee, editora da Curvy Fashionista, contou ao Yahoo que sua descrição favorita muda de acordo com quem ela fala. A pesquisa, segundo ela, foi uma ferramenta valiosa para ultrapassar as presunções da indústria. “Se você fizer a mesma pesquisa com mulheres mais magras, vai encontrar semelhanças. Sempre existem as ousadas, as conservadoras, as normais, e as amantes da alta costura”, disse ela. “A questão é a variedade. A mulher plus size não tem um estilo monotemático, como pensam as lojas de departamento e varejistas”.

Veja outros resultados reveladores da pesquisa:• Tendências: embora 26% tenham se identificado como mulheres sempre dispostas a comprar a última tendência, 21% disseram que esperam para ver como as amigas ficam com essas roupas antes. E 54% disseram que não seguem tendência nenhuma, das quais 43% disseram que o conforto vem sempre em primeiro lugar.

Elegância: as entrevistadas tiveram opiniões conflitantes sobre se vestir para grandes eventos. Enquanto 44% disseram que sempre encaram um casamento, festa ou encontro com as amigas como uma oportunidade de exibir suas curvas, a mesma porcentagem admitiu que “pena para achar uma roupa, mas faz o melhor para conseguir algo adequado à ocasião”. E 13% disseram que pegam qualquer coisa do guarda-roupa e esperam que ninguém repare nelas.

Influências de moda: a maioria das mulheres disse que encontra inspiração em mulheres que se parecem com elas, com as amigas e parentes curvilíneas no topo da lista (30%). Depois vieram as mulheres ícones (21%), páginas dedicadas à mulher plus size em revistas de moda (19%), blogueiras (13%), e desfiles de moda plus size (13%).

“Adoro o fato de que elas se inspiram em outras mulheres curvilíneas”, disse O’Riley. “Os anunciantes vão perceber isso. Parte do meu trabalho é aparecer apresentável, e seja onde eu estiver sempre tem alguém que chega para mim e diz ‘eu gosto disso ou daquilo em você’. A sensação é muito boa. E gosto ainda mais porque tenho a oportunidade de dizer ‘isso aqui ficaria ótimo em você’. É uma ótima chance de dizer a elas que são lindas”.


Do Yahoo Shine | Via Yahoo Mulher





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