Welcome Guest!

,

Destino: Florianópolis


MULTIPLICIDADE...

Que tal um lugar que reúne belas praias, ótimos teatros e excelentes museus?

Assim é Floripa!

Uma das cidades mais bonitas do Brasil, Florianópolis é um dos destinos mais procurados pelos turistas, pois oferece, além do contato com a natureza, diversão e cultura.

As praias realmente são as grandes vedetes. E motivos para isso não faltam, acredite.


Uma das mais procuradas por pessoas de todas as idades é a da Armação, que com seus poucos mais de dois quilômetros encanta pelo cenário bucólico dos barcos atracados. Em frente a ela existe um trapiche que dá acesso a uma península chamada Ponta das Campanhas, de onde zarpam embarcações para a ilha do Campeche. Lá, existem piscinas naturais, um vasto gramado e um costão voltado para o mar, de onde se pode pescar ou apenas observar a paisagem.

Outra que vale apena conhecer é a Barra da Lagoa. Embora oficialmente ela tenha cerca de 700 metros, sua orla se estende até a Praia do Moçambique, a maior da ilha, com 7,5 km.



Barra da Laoga (Foto: Paulo Pinheiro )

De águas tranquilas, limpas e boas para o banho, Caieira da Barra do Sul tem 860 metros em uma linha curva. O mar é raso e o aprofundamento se estende de forma gradual por cerca de 100 metros adentro. Aproveite e “deite-se” sobre as águas e se delicie com o vai e vem das pequenas ondas.

Campeche por sua vez, com 3,8 km, é uma praia de mar grosso, bastante procurada por praticantes de surfe e kitesurfe. Além disso, graças a sua larga faixa de areia, há espaço suficiente para famílias e seus guarda-sóis, assim como para a prática de frescobol, caminhada ou corrida. Atenção ao mar, que costuma ser forte. Os locais mais perigosos são sinalizados com uma bandeira vermelha.


Um dos mais famosos balneários de Floripa, Canasvieiras é a praia escolhida por grande parte dos estrangeiros. Castelhano e o famoso “portunhol” são praticamente os idiomas oficiais. As águas são calmas, com poucas ondas e, um passeio interessante, é o tour de escuna, que parte do trapiche.


OUTRAS BELEZAS

Comparada as praias paradisíacas e luxuosas, como Ibiza, na Espanha, e Saint Tropez, na França, Jurerê internacional é um capítulo à parte.



Cafe de La Musique

Se você procura por badalação, lá é o lugar e, detalhe, ela não se restringe apenas à agitação das casas noturnas.


Pela orla de 3,2 km, bons Beach Clubs garantem festas inesquecíveis regadas de champanhe. Prepare-se para encontrar modelos, artistas nacionais e internacionais e jogadores de futebol.

Há também a vizinha Jurerê, não tão refinada quanto a Internacional, mas também muito charmosa. A faixa de areia é estreita e há pouca cobertura de restinga.

Lagoa da conceição, Pântano do Sul que, apesar do nome não ser algo tão agradável, é uma praia linda, assim como Ponta das Canas, Brava, Daniela, Galheta e Joaquina, com suas dunas e frequentada por todas as tribos; de esportistas radicais as pessoas da melhor idade.

Outros belos exemplos são as praias dos Ingleses e a Mole. Nessa última, atente que o mar é bastante forte, o que é perfeito para os surfistas mais experientes.


Enfim, opções não faltam. São mais de 30 espalhadas pela cidade, repleta de “manezinhos”, como são chamados os moradores, para fazer de sua estada um momento único.


PASSEIOS E PONTOS TURÍSTICOS

Símbolo de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz foi a primeira ligação entre a ilha e o continente, e dá as boas-vindas aos turistas. Imponente, é um marco da engenharia Catarinense.


Floripa é uma cidade onde a cultura está presente por todos os cantos. Prova disso são os teatros existentes, como Álvaro de carvalho, o TAC, tomado como Patrimônio Histórico Estadual em 1988. Um detalhe interessante está nas laterais do prédio, onde os vitrais retratam cenas folclóricas e populares.

Outro bastante frequentado é o da União Beneficente Recreativa Operária, o Ubro, também tombado pelo Patrimônio Histórico. Na programação, peças mais intimistas, espetáculos de dança, leituras dramáticas, oficinas, palestras, saraus e muito mais.

Já o Governador Pedro Ivo, inaugurado em 2008, recebe os principais espetáculos que passam pela cidade, que atraem públicos significativos. Atores e atrizes á se apresentarem por lá.

Museus também se fazem presentes na capital. Não deixe de ir ao MASC (Museu de Arte de Santa Catarina), que conta com um acervo de mais de 1,7 mil peças, principalmente de artistas consagrados do Estado. Há ainda obras de Tarsila do Amaral e Di Cavalcante.


Instalado em uma propriedade à beira da Baía Sul, o Eco museu do Ribeirão da ilha abriga um engenho de farinha de mandioca e preserva o modo como viviam os imigrantes colonizadores açorianos. Prepare-se para ver mais de mil peças. Mais de 50 mil pessoas já passaram por lá.

Não deixe de ir também ao Museu do Homem do Sambaqui e do Victor Meirelles, assim como o do Mundo Ovo de Eli Heil.

Vale ainda visitar os mirantes, as igrejas e as praças de floripa e, se sobrar tempo e disposição, encare as inúmeras trilhas da região.

Essa é Florianópolis, uma cidade onde se tem praias, esportes radicais e muita cultura. Excelente destino!


Por Fernando Inocente | Revista impressa Ideias Polishop - Ano XI, Nº 3





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE