Welcome Guest!

,

Destino: Terra do Frevo


Praia Paradisíaca, Cultura E Muito Carnaval...

Assim é Recife - Uma das cidades mais bonitas do nordeste brasileiro, Recife oferece inúmeras atrações para quem procura por lazer.


Cenário de rara beleza, a capital pernambucana transpira também cultura e, passeando pela orla, é possível conhecer igrejas históricas, como a Madre de Deus e a Capela Dourada, curtir um dos vários espaços verdes disponíveis, que “refrescam” o município, e assistir a um espetáculo no tradicional Teatro de Santa Isabel ou no moderno Luiz Mendonça, por exemplo.



Capela Dourada


Para apreciar Recife de todos os ângulos, um dos passeios mais importantes é o de catamarã pelos rios Capibaribe e Beberibe. O tour passa por locais como a Rua da Aurora, o Marco Zero, os jardins do Palácio do Governo, o prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco e as famosas pontes, com suas histórias e lendas. Tudo isso ao som do frevo, do maracatu e do manguebeat.



Marco Zero


Não deixe de visitar a Oficina de Brennand, reconhecido ceramista contemporâneo, e o Instituto Ricardo Brennand, que guarda uma interessante coleção de armas brancas, telas do Brasil Colonial, obras de arte de diversas épocas, além da maior coleção privada do pintor holandês Frans Post.


Muito Verde

Com 430 praças e 11 parques, o verde está presente por toda parte. Projetado pelo renomado arquiteto, Oscar Niemeyer, o parque Dona Lindu se destaca como espaço cultural e esportivo, bem em frente à orla de Boa Viagem.



Parque Dona Lindu em Boa Viagem, Recife - PE

Teatro, galeria, pista de skate e de cooper, quadra poliesportiva e parque infantil estão à disposição dos frequentadores. Já o Jardim Botânico de Recife, recebe cerca de três mil pessoas por mês. São visitas orientadas ou espontâneas, com instalações que possibilitam também o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. Lá, são oferecidos, além do percurso dentro das trilhas temáticas, informações sobre produção de mudas de plantas nativas e medicinais, vídeos, atividades lúdicas e apresentação de teatro de mamulengo. Além disso, são promovidos ainda eventos seguindo o calendário ecológico.


Uma Boa Viagem...

Certamente uma das mais bonitas praias urbanas do País, Boa Viagem é o principal cartão-postal da cidade.


Com aproximadamente oito quilômetros de orla e uma extensa faixa de arrecifes, é dona de águas mornas, que ficam na casa dos 26°C. Outro grande atrativo é a visibilidade de 50 metros, que atrai mergulhadores do mundo todo; tanto profissionais como amadores. São 30 locais de naufrágios conhecidos e, graças a isso, recebe a alcunha de “capital brasileira do mergulho em naufrágios”. Para desfrutar de tudo isso existem operadoras de mergulho qualificadas e com experiência. Outra prática bastante comum é o surfe. Porém, deve-se atentar aos ataques de tubarões. Existem placas espalhadas pela areia alertando sobre isso.

Fora dela, quadras esportivas, quiosques e uma grande estrutura hoteleira estão à disposição.



Uma Boa Mesa...

Prepare-se para cometer o pecado da gula quando estiver por lá. Afinal, as tentações existentes, seja da cozinha internacional ou regional, são de dar água na boca. Não deixe de provar as iguarias dos criativos chefs.

Gosta de poesia? Pois bem, nos sobrados da capital, nas ruas, nas pontes e nas festas populares, ela está presente.

Passeando pela cidade é possível encontrar alguns dos mais importantes poetas da história local. São esculturas, em tamanho real, de grandes artistas da literatura e da música. Elas compõem o Circuito da Poesia, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Chico Sciene, Luiz Gonzaga e Clarice Lispector são alguns dos homenageados.

Festivais culturais, Spa das Artes, Festival Internacional de Dança, Virada Multicultural, Festival Recifense de Literatura, entre outras atividades, agitam Recife. Diversão, com uma “pegada” mais intelectual, diga-se, não falta!


O Galo da Madrugada

O carnaval recifense é um dos mais famosos e concorridos do Brasil. Para se ter ideia, são aproximadamente 1,5 mil apresentações, mais de 770 desfiles de diferentes expressões artísticas e culturais, 17 grandes palcos e mais 300 shows, sendo boa parte deles artistas do frevo que aliás, é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


Contudo, a grande vedete da folia é o Galo da a, festa que a cada edição arrebata mais pessoas, que cantam e brincam o carnaval sem preconceitos e sem cordões de isolamento, debaixo de sol ou chuva, com ou sem dinheiro; como dizem por lá, o Galo é o povo!

Esse fenômeno mundial surgiu a 35 anos da união de um grupo de amigos e famílias do Bairro São José, que tinha o objetivo de fazer renascer o tradicional e criativo carnaval de Rua do Recife, até então ameaçado pelos clubes e passarelas, que limitavam o espaço e os participantes.

Até hoje, o Galo da Madrugada permanece fiel às raízes, valorizando o ritmo pernambucano, mostrando-o ao mundo todo.


por Fernando Inocente | Fonte: Revista Ideias Polishop | www.polishop.com





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE