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Dicas para uma boa noite de sono


Confira algumas dicas de especialistas para você garantir uma boa noite de sono

Evite exageros antes de dormir. “Devemos comer proteínas magras, frango e peixe, e evitar a carne vermelha, que pode atrapalhar o sono por manter o organismo em estado de alerta. Coma salada, legumes e uma fonte de carboidrato”, aconselha a nutricionista Laís Helena Fischer.

Prefira lençóis, fronhas e até mesmo pijamas com tecidos bem leves, para arejar o corpo. O linho e o algodão, por exemplo, ajudam a reter o suor do corpo, refrescando-o.

Escolha um travesseiro que deixe a cabeça e o pescoço alinhados á coluna. Para quem dorme de lado, deve formar um ângulo de 90° entre a cabeça e o pescoço. É aconselhável colocar um travesseiro entre as duas pernas.

Quem dorme de barriga para cima não deve escolher um travesseiro muito alto. Ele precisa preencher o espaço entre a coluna cervical e a nuca. Os joelhos podem ficar semiflexionados, com um travesseiro em baixo.

Se o barulho externo não for incômodo e houver segurança, prefira dormir com a janela um pouco aberta, para que o ar natural circule. Invista em telas nas janelas para não se preocupar com isentos.

Procure tomar pelo menos 2 litros de líquidos durante o dia e água cerca de 1 hora após o jantar. Mas evite consumi-la imediatamente antes de dormir, pois a necessidade de urinar pode atrapalhar o sono.


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Para não prejudicar o sono, deixe a casa bem arejada e ventilada. “Ar condicionado e ventiladores são aliados para deixar a temperatura mais agradável, desde que o ruído não atrapalhe”, alerta o especialista em distúrbios do sono Shigueo Yonekura.


VOCÊ SABIA?

• “Para acionar o sono, o cérebro precisa de temperatura baixa. Quando a temperatura está acima dos 25°C, o corpo tem dificuldade para dormir. O cérebro não consegue descansar porque fica focado em manter a temperatura do corpo”, explica o especialista em distúrbios do sono.

• Segundo ele, o suor também agrava a dificuldade de dormir, já que faz com que a pessoa desperte incomodada várias vezes durante a noite.

• A nutricionista Laís Helena Fischer destaca que vale a pena investir em boas horas de sono para manter o corpo em forma. “Quanto melhor a qualidade do sono, mais equilibrados fica os hormônios responsáveis pela sensação de fome. Além do sistema imunológico funcionar melhor”, explica.


PARA DORMIR BEM A NOITE TODA

1. Tenha horário regular para dormir e despertar.
2. Vá para a cama somente na hora de dormir.
3. Acomode-se em ambiente saudável.
4. Não consuma álcool próximo ao horário de dormir.
5. Não use medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagere em café chá e refrigerante.
7. Pratique atividade física em horários adequado e nunca próximo à hora de dormir.
8. Jante moderadamente em horário regular e adequando (de 3 a 4 horas antes de deitar).
9. Não leve problemas para a cama.
10. Faça atividades repousantes e relaxantes após o jantar.


Consultoria: Laís Helena Moraes Nobre Fischer, nutricionista | Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e especialista em distúrbios do sono pelo Hospital das Clínicas da USP. Site www.institutodosono.com.br

Fonte: Revista impressa Malu, Ano 13, Nº 456 | www.revistamalu.com.br





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ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


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