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23 de janeiro de 2014

Dicas para uma boa noite de sono


Confira algumas dicas de especialistas para você garantir uma boa noite de sono

Evite exageros antes de dormir. “Devemos comer proteínas magras, frango e peixe, e evitar a carne vermelha, que pode atrapalhar o sono por manter o organismo em estado de alerta. Coma salada, legumes e uma fonte de carboidrato”, aconselha a nutricionista Laís Helena Fischer.

Prefira lençóis, fronhas e até mesmo pijamas com tecidos bem leves, para arejar o corpo. O linho e o algodão, por exemplo, ajudam a reter o suor do corpo, refrescando-o.

Escolha um travesseiro que deixe a cabeça e o pescoço alinhados á coluna. Para quem dorme de lado, deve formar um ângulo de 90° entre a cabeça e o pescoço. É aconselhável colocar um travesseiro entre as duas pernas.

Quem dorme de barriga para cima não deve escolher um travesseiro muito alto. Ele precisa preencher o espaço entre a coluna cervical e a nuca. Os joelhos podem ficar semiflexionados, com um travesseiro em baixo.

Se o barulho externo não for incômodo e houver segurança, prefira dormir com a janela um pouco aberta, para que o ar natural circule. Invista em telas nas janelas para não se preocupar com isentos.

Procure tomar pelo menos 2 litros de líquidos durante o dia e água cerca de 1 hora após o jantar. Mas evite consumi-la imediatamente antes de dormir, pois a necessidade de urinar pode atrapalhar o sono.


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Para não prejudicar o sono, deixe a casa bem arejada e ventilada. “Ar condicionado e ventiladores são aliados para deixar a temperatura mais agradável, desde que o ruído não atrapalhe”, alerta o especialista em distúrbios do sono Shigueo Yonekura.


VOCÊ SABIA?

• “Para acionar o sono, o cérebro precisa de temperatura baixa. Quando a temperatura está acima dos 25°C, o corpo tem dificuldade para dormir. O cérebro não consegue descansar porque fica focado em manter a temperatura do corpo”, explica o especialista em distúrbios do sono.

• Segundo ele, o suor também agrava a dificuldade de dormir, já que faz com que a pessoa desperte incomodada várias vezes durante a noite.

• A nutricionista Laís Helena Fischer destaca que vale a pena investir em boas horas de sono para manter o corpo em forma. “Quanto melhor a qualidade do sono, mais equilibrados fica os hormônios responsáveis pela sensação de fome. Além do sistema imunológico funcionar melhor”, explica.


PARA DORMIR BEM A NOITE TODA

1. Tenha horário regular para dormir e despertar.
2. Vá para a cama somente na hora de dormir.
3. Acomode-se em ambiente saudável.
4. Não consuma álcool próximo ao horário de dormir.
5. Não use medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagere em café chá e refrigerante.
7. Pratique atividade física em horários adequado e nunca próximo à hora de dormir.
8. Jante moderadamente em horário regular e adequando (de 3 a 4 horas antes de deitar).
9. Não leve problemas para a cama.
10. Faça atividades repousantes e relaxantes após o jantar.


Consultoria: Laís Helena Moraes Nobre Fischer, nutricionista | Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e especialista em distúrbios do sono pelo Hospital das Clínicas da USP. Site www.institutodosono.com.br

Fonte: Revista impressa Malu, Ano 13, Nº 456 | www.revistamalu.com.br
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