Welcome Guest!

,

Menopausa é pior que TPM?


Algumas mulheres dizem que sim. Seja qual for o seu caso, sempre é possível aliviar os sintomas e viver bem em todas as fases da vida.


Tanto a TPM quanto a menopausa têm graus diferentes de amolação em nossas vidas. Alguns dias antes de a menstruação descer. A mulher pode ficar mais irritada, chorosa, com dificuldade para se concentrar e bastante inchada. Já quando a menopausa chega, os sintomas mais comuns são ondas de calor, aumento de gordura na região da barriga, melancolia e secura vaginal. Mas sofrer com a TPM ou com a menopausa não é uma sina feminina que precisa ser suportada e ponto final. Quando os sintomas começam a atrapalhar a vida, é hora de buscar ajuda. Há maneiras eficazes de aliviar os tormentos e ficar vem.


O que é exatamente a menopausa?

É quando os ovários envelhecem e param de produzir os hormônios sexuais. A partir de então, a mulher não pode mais engravidar. Trata-se de um fenômeno natural, que costuma ocorrer os 45 e 50 anos de idade. Mas só podemos dizer que estamos de fato na menopausa quando ficamos 12 meses sem menstruar. Antes disso, o ciclo costuma ficar irregular.


Como se chama o período que antecede a menopausa?

Climatério. É a fase em que o corpo da mulher se prepara para a menopausa. Esse período começa aos 38 anos e é marcado por irregularidades na menstruação (o fluxo pode não descer de tempos em tempos) e pelas primeiras ondas de calor. Por conta das falhas menstruais, algumas mulheres acreditam que já estão na menopausa e imaginam que não correm mais o risco de engravidar. Abrem mão do método contraceptivo que costumavam usar e acabam engravidando.


Quais são os principais sintomas da menopausa?

A queixa mais famosa é o fogacho, um calor súbito em ondas que acomete a região do rosto e do pescoço. Do mesmo jeito que surge, ele desaparece. O sono também acaba prejudicado, a pele resseca, os ossos enfraquecem, favorecendo a osteoporose, e a mucosa vaginal perde a lubrificação, dificultando a atividade sexual. Muda até o jeito de distribuição de gordura no corpo, que fica mais acumulada na cintura e na barriga. Algumas mulheres entram em depressão. Tem gente, porém, que não sente absolutamente nada.

Dica: Para combater o ressecamento vaginal pela falta de lubrificação, é indicado lubrificantes a base de água.


Dá para amenizar o incômodo?

É essencial que a mulher se prepare para esse período adotando uma dieta saudável desde cedo, praticando exercícios e evitando hábitos nocivos, como fumar e abusar de bebidas alcoólicas. Manter o peso dentro do ideal para o seu tipo físico também é importantíssimo.


Existe tratamento?

Sim. O tratamento é feito com reposição hormonal, que costuma amenizar todos os sintomas, por meio de comprimidos, injeções, adesivos ou cremes vaginais.


E quem não pode fazer a reposição hormonal?

Mulheres obesas, que sofrem de diabetes, pressão alta ou que apresentam fatores de risco para câncer de mama (como quem tem um caso próximo na família, por exemplo), podem recorrer a medicamentos à base de plantas medicinais. Converse com seu médico para avaliar direitinho qual a melhor solução para o seu caso.


Que cuidados médicos a mulher deve tomar na menopausa?

Ela deve continuar indo ao ginecologista todos os anos. A atenção em relação ao câncer de mama, à saúde do coração e à osteoporose deve ser redobrada.


Conheça Sua TPM E Lide Melhor Com Ela

Os sintomas da tensão pré-menstrual são tantos que alguns médicos agrupam o mal em quatro tipos diferentes:

Tipo A, de ansiedade: é aquele que nos deixa à beira de um surto por qualquer bobagem. Atividade física ajuda, assim como evitar café e chocolate, que estimulam demais.

Tipo C, de compulsão: nos faz ficar malucas por doces. Banana assada com aveia é uma boa dica para tapear a gula.

Tipo D, de depressão: é aquela TPM que deixa a mulher triste e desanimada. Neste caso, o café pode sim ser um bom aliado.

Tipo H, de retenção hídrica: nos deixa inchada por causa do excesso de líquido, diminua o sal e coma bastante melancia, melão e abacaxi.


Por Beatriz Levischi

Fonte: Revista Ana Maria, Nº 860 | www.revistaanamaria.com.br





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE