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De bem com a menopausa



Insegurança, irritabilidade, queda na libido. 21 atitudes para não perder o pique e nem o humor durante essa revolução hormonal.

É possível tirar de letra os percalços da menopausa, como incômodos, angústias e a desconcertante falta de libido. O livro 50 Coisas Que Você Pode Fazer Para Conviver Com A Menopausa é um verdadeiro manual prático da mulher moderna que morre de medo do choque emocional de hormônios nesse período. Confira 21 receitas dessa obra-prima de cabeceira para você passar por essa fase sem neuroses, crises existenciais ou grandes transtornos. Resumindo, perto dos 50 anos, ficará tão linda e poderosa quanto uma estrela de TV.


Autoestima instantânea
Faça uma relação de coisas que dão prazer. Assim, sempre que surgir uma dúvida em relação a si mesma, olhe para essa lista ou, se for o caso, refaça-a. O importante é não perder o foco e ser feliz!

Delegue as tarefas
Nesta fase, a tendência é de muita irritabilidade. Perder a paciência é questão de segundos. Então, nada de acumular tantas responsabilidades. Delegue e ficará calminha, calminha.

Sorria, meu bem!
De fato, rir é o melhor remédio. Uma boa gargalhada reduz o estresse e estimula o bom humor. Portanto, sorria. Sua menopausa agradece!

Viva o aqui e agora
Nada de ficar pensando como será o amanhã. Viva um dia de cada vez. Escrever um diário ajuda nessa tarefa e vai melhorar também a sua concentração.

Mande o estresse passear
Programe seu lazer com as coisas que mais gosta de fazer. Um passeio bem planejado espanta a depressão e minimiza os sintomas da ansiedade.

Alimentos para refrescar
Evite açúcar refinado e carboidratos. Substitua o açúcar pelo mel e, no prato, menos massa e mais proteína, como carne magra e laticínios de baixo teor de gordura.

Pratique a meditação
A técnica é simples. Se você aderir regularmente, reduzirá os níveis do hormônio liberado pelo estresse, aliviará a ansiedade, combaterá o cansaço e terá muito mais para gastar.

Menos café, mais água
O cafezinho nosso de toda hora deve ser monitorado na menopausa. Ele tende a potencializar aquelas famosas e insuportáveis ondas de calor. Troque-o por água geladinha para refrescar o astral.

Ponha o cérebro pra funcionar
Sete entre dez mulheres no período da menopausa reclamam de falta de concentração e memória. Para evitar o problema, alimente seu cérebro com muita informação.

Nada de cigarro
Fumar faz mal à saúde em qualquer idade ou etapa da vida, mas essa fase o vício é mais nocivo. Aproveite a mudança na rotina e livre-se das tragadas.

Olho na balança
O excesso de peso reduz os níveis do estrona, hormônio secretado pelo ovário. Em contrapartida ser magra demais também pode aumentar as ondas de calor. Neste caso, o controle do peso é vital para seu bem-estar.

Enxaqueca sob controle
Mastigue um gengibre cru ou tome um chá de hortelã aos primeiros sinais de forte dor de cabeça. Alivia o enjoo e ameniza os sintomas. Mas no livro há várias outras dicas bem legais!

Noites de cinderela
A exposição à luz solar estimula a produção da melatonina do sono e promove a sua liberação à noite. Assim, noites tranquilas estarão garantidas.

Bom humor no prato
Sardinha, salmão, cavala, além de óleos de nozes, de sementes e de vegetais são vitais para o bom funcionamento do cérebro neste período. Sua memória ficará a ponto de bala e seu humor, elevadíssimo.

Ossos saudáveis
Para ajudar a diminuir a perda óssea é preciso consumir doses adequadas de cálcio, magnésio, vitamina D e zinco. Converse com o seu nutricionista.

Jovialidade na medida
Água, protetor solar, boa noite de sono, hidratação da pele, atividade física regular e uma alimentação equilibrada garantem a sua aparência jovem e bonita por muito mais tempo.

Alimento capilar
Mariscos, folhas verdes, nozes e sementes são excelentes fontes de zinco. Consuma grãos integrais para obter o complexo da vitamina B sempre presente. Suas madeixas vão arrasar!

Reposição hormonal natural
Equilibre seus hormônios com muita fibra. Ponha no prato mais legumes, soja, cereais, verduras, grãos e frutas de baixa calorias.

Diga sim à ioga
A prática regular dessa filosofia milenar dos orientais ajuda no controle de peso e até previne o grande mal da osteoporose.

Nocaute na melancolia
A depressão é um dos sintomas vinculados à fase da menopausa. Adotar uma atitude mais positiva poderá ajuda-la a vencer esse drama.

Menos álcool em prol do prazer na cama
Reduzir a bebida alcoólica (em cinco doses por semana, no máximo) reduz as ondas de calor e estimula os níveis de estrogênio no sangue. Ou seja: frescor e libido a toda prova!


Por Amélia Alves | Revista 7 Dias com você, Nº 412

Consultoria: Livro 50 Coisas Que Você Pode Fazer Para Conviver Com A Menopausa, Autora Wendy Green, Editora Larousse





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ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


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