Welcome Guest!

,

Grandes Mulheres: Vanessa Benevides


Conheça a história de Vanessa Benevides, uma bela mineira de 33 anos, 1,65 metros e 89 quilos de pura beleza. A modelo conta suas motivações e a batalha de quem foge ao padrão vigente mas não abre mão de ser bonita.



Reprodução Facebook / Foto: Fernando Dutra


Por Alvaro Leme | @alvaroleme


“Posso dizer, com base em algo que eu mesma vivi, que acredito no poder transformador de uma roupa. Essa é a razão que me leva a batalhar pela causa plus size, a lutar para que quem é gorda tenha oportunidade de comprar um vestido ou calça que as lojas só vendem para as meninas magras. Falo gorda com todas as letras mesmo, sabe? Não digo fofinha, fortinha... A palavra é gorda, sim, e isso só pesa no ouvido de quem não está por dentro da nossa causa ou nos de quem, mesmo sem se dar conta, tem preconceito."

"A minha experiência foi a seguinte: eu tinha 27 anos (agora estou com 33), trabalhava numa confecção de lingerie, e sonhava um dia vestir um dos conjuntos que a gente fabricava. Sou formada em administração e sempre atuei em vendas. Um belo dia desabafei com uma das estilistas sobre essa minha vontade, e ela prontamente se dispôs a fazer uma para mim. E assim foi. Eu tinha 110 quilos, vestia 52. Ao chegar em casa e me ver diante do espelho, foi como se eu tivesse renascido. Aquelas peças fizeram algo surgir em mim, uma revolução. Tanto que, no dia seguinte, eu caminhava pela firma e as pessoas perguntavam o que eu tinha mudado: cabelo? Maquiagem? E a única transformação tinha sido interna."



Reprodução Facebook


"Foi por causa dessa experiência que acabei virando modelo: por vaidade, comecei a postar selfies nas redes sociais, até que um publicitário me indicou para uma estilista, e fiz meu primeiro trabalho. Ela desenhava vestidos de noiva e, mais uma vez, me ver tão bonita numa roupa consolidou minha auto-estima. Hoje, ainda atuo em vendas, mas faço muitas fotos, editoriais... Enfim, uma carreira nova que me apareceu depois dos 30 anos e possibilitou juntar uma graninha. Até um carro novo eu comprei!"

"Mais do que uma profissão nova, ganhei alegria de viver. Deixei no passado as décadas de remédios de emagrecer, dietas loucas que eu alternava com uma comilança motivada por ansiedade. Cheguei a ficar tão deprimida que fui ao salão de beleza determinada a raspar a cabeça — a cabeleireira foi quem me demoveu da ideia. Mesmo assim, cortei o cabelo curto, tipo joãozinho. Parece que foi com outra pessoa quando penso nisso, mas eu já cheguei a ficar 2 anos e meio sem me olhar no espelho. Dois anos e meio! Aquela noite, de lingerie vermelha diante do espelho, fez eu me despedir da Vanessa que tinha a comida como foco. Eu precisava da sensação de mastigar. Era meu passatempo. Fiquei tão mais ativa que acabei emagrecendo um pouco: hoje estou com 89 quilos — tenho 1,65 metro — e visto 46. Comecei a praticar muay thai, mas não por buscar magreza. Apenas pela questão da saúde, para me preparar para a chegada dos 40 anos (mas ainda falta um pouco, hein, gente!)."



Reprodução Facebook

"A certeza de que essa transformação está ao alcance de outras meninas é o que me motiva. Temos dinheiro para comprar roupa, biquíni... Só não temos onde. Nos Estados Unidos as marcas acordaram para isso, mas aqui acho que ainda demora. O calendário que lançaremos nesta semana tem o objetivo de chamar atenção em várias esferas: das clientes gordas que se sentem rejeitadas por grandes grifes, das modelos plus size que suam para conseguir trabalho e dos empresários, que precisam ver que essas duas categorias precisam e merecem atenção. Minha geração talvez não veja as transformações com que sonho, mas acredito que se cada uma de nós, gordas, aderir a essa causa, já é um baita começo."

Vanessa lança nesta sexta, em São Paulo, um calendário 2015 estrelado exclusivamente por modelos da categoria plus size (custa R$ 25 a unidade). Nove moças que vestem manequim entre 44 e 56 comprovam o que já dizia Roberto Carlos: quem foi que disse que tem que ser magra pra ser formosa?



A modelo do mês de junho: pronta para o Dia dos Namorados




A miss novembro: mês da bandeira e da república


Ficha técnica do calendário:

Fotos - Victor Hugo
Maquiagem - Douglas Fatel
Lingeries - Lindelucy
Concepção e organização - Dolce Plus


Créditos da matéria: Alvaro Leme | R7.COM





Receba novas postagens por e-mail, cadastre-se!
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE