Welcome Guest!

,

Destino: Barcelona - Espanha


Barcelona - um destino obrigatório para quem quer conhecer lugares fantásticos no mundo.

Localizada no nordeste da península Ibérica, sendo a maior cidade da costa mediterrânea e dentro de uma região que busca sua independência, a Catalunha, possui pouco menos de dois milhões de habitantes, é a segunda maior cidade da Espanha, ficando atrás apenas da capital Madri.


Em 1992, os jogos Olímpicos foram realizados na Metrópole e a história dos anos em que sofreu com as ordens do ditador Francisco Franco (até 1975) ficou para trás, e Barcelona colocou-se no mapa mundial como uma cidade cosmopolita, bonita e com enorme variedade cultural e de lazer, que tem seu diferencial em não ter o sufoco de grandes cidades tornando-a fascinante e aflorando o desejo de não querer mais ir embora de lá, acredite!


Multi, Mega Maxicultural!

O ponto de partida para emergir numa das maiores metrópoles culturais do mundo é a Plaça de Catalunya, no distrito de Ciutat Vella, a maior e mais famosa praça da cidade une a área antiga à nova Barcelona e é por lá onde que as principais ruas da região passam.



Plaça de Catalunya

Próximo dali, o Centre de Cultura Contemporània de Barcelona, só pelo prédio já vale a visita, porém, do lado de dentro, é possível apreciar um vasto programa de exibições sobre diversos aspectos da arte e cultura, além de músicas, vídeos, danças e debates. Ainda em Ciutat Vella, o Museu Picasso merece uma parada também. Ele é o Museu mais visitado de Barcelona e conta com mais de 3.800 obras de diferentes fases do consagrado artista. O destaque fica por conta da série “As Meninas”, do chamado “período azul” de Picasso.



Centre de Cultura Contemporània de Barcelona


No distrito vizinho, em Sants-Montjuic, dois museus contam a história da região. O Museu Nacional d’Art de Catalunya e o Museu d’Història de Catalunya. O primeiro remete a grande parte da história da arte catalã, com o ponto alto no estilo romântico. A arte gótica, os períodos da renascença, o barroco e a arte moderna são representadas em galerias separadas, além de uma galeria inteira dedicada ao pintor Pablo Picasso. Já o segundo, apresenta a evolução da região, indo desde a pré-história até o início da Idade Média.

Agora, de visita obrigatória é a grandessíssima e espetacular obra-prima do arquiteto catalão Antoni Gaudí, a Sagrada Família, em Eixample. Começou a ser construída em 1882 e ele trabalhou nela por 40 anos, até ser atropelado por um bonde e morrer. A obra ainda está inacabada e a expectativa é que só fique pronta no ano de 2026 quando terá dezoito torres e será a mais alta igreja católica do mundo. Hoje em dia é possível subir até o topo de uma das quatro torres para uma vista magnífica da cidade. Não há palavras, ou adjetivos que demonstram a grandiosidade e beleza da obra, acredite!


Més Que Um Club

O espanhol é, assim como o brasileiro, um apaixonado por futebol e, falar do esporte mais popular do mundo sem falar de um dos maiores clubes do planeta é remar contra a maré. Por isso, mesmo que não acompanhe ou goste, vá ao Camp Nou, estádio do Futbol Club Barcelona, ou simplesmente Barça. Você vai se surpreender com tudo por lá.


Localizado no distrito de Lês Corts, a construção é imponente e impressiona por sua grandiosidade para acomodar os mais de 98 mil espectadores que acompanham o time de Messi, Neymar e cia. A visita, que além de um tour panorâmico pelas tribunas, passagem pelo gramado e vestiários também inclui o museu do clube, que está à altura de sua história! Por lá, as glórias, as conquistas e seus grandes craques são tratados em grandes craques são retratados em grandes painéis e na sala de troféus com uma infinidade de taças do time de futebol que é o orgulho e símbolo de resistência cultural da Catalunha e de seu povo.


Coma Bem!

Comer em Barcelona é democrático e extremamente delicioso. Culinária do mundo inteiro se faz presente na cidade. De destaque o La Paradeta, em Eixample, lugar mais em conta para comer os frutos do mar, que ficam expostos e você escolhe qual e como deve ser preparado. No mesmo distrito, La Tavrna Del Clinic, é um boteco ao lado do Hospital Clinic que passa despercebido “a olho nu”, mas é frequentado até pela família real espanhola, dizem. Ainda na região, a Cervesaria Catalana, é excelente e disputadíssima, mas vale conferir a seleção de petiscos. Agora, se quiser a autentica culinária catalã, o Saüc é perfeito e possui até estrela Michelin, prêmio dado apenas a grandes restaurantes.


Litoral Mediterrâneo

E como se não bastasse tudo que há de mais espetacular em Barcelona, as praias fecham com chave de ouro e carimbam a qualidade de vida invejável de seus habitantes. Sete praias dividem os 4,5 quilômetros de areia dourada e mar azul, com infraestrutura de saltar os olhos; chuveiros, banheiros, quiosques e segurança!



Praia de Sant Sebastià

Cada qual com sua particularidade, a Praia de Sant Sebastià destaca-se pelo acesso aos portadores de necessidades especiais. Já Barcelona é a mais popular por ser a mais próxima do centro e ter o maior número de linhas de transporte público passando por ela. Mas, se quiser praticar esportes, a praia de Nova Mar Bella é ideal, pois conta com estrutura para o vôlei, espaço para caminhadas, ciclismo e pista de skate. Contudo, caso esteja buscando sossego, opte por Bogatell ou Llevante, são as mais tranquilas. Agora, se gostar de “mais liberdade”, diga-se, Mar Bella é a praia de nudismo oficial de Barcelona, por isso, pouca roupa, ou nenhuma, pode ser visto com frequência por lá!

Seja qual for à praia escolhida, todas são conectadas por ciclovias e vias de caminhada, facilitando a escolha e podendo ver e aproveitar um pouco de cada!


Saiba mais sobre ---> Barcelona


Por José Luiz Junior | Ideias! - Ano XII, Nº 5





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE