Welcome Guest!

,

Alergias de Verão


Cuidado com as alergias que aparecem na temporada mais quente do ano, principalmente com a pele. — é exatamente nesta época de altas temperaturas que aparecem as alergias de pele.



Foto / Reprodução


Com o calor excessivo, temos uma tendência a suar mais e, por conseguinte, aumentamos a exposição às substâncias irritativas e tóxicas que se disseminam pela pele, causando sintomas, como coceira, vermelhidão e calor local", afirma a alergologista, Dra. Anna Luiza Porto Gonçalves, do Rio de Janeiro (RJ).

Por isso, todo o cuidado com a pele, hidratação e exposição ao sol é importante, principalmente com as crianças e idoso cuja epiderme é mais sensível e frágil, e que são mais propensos à desidratação e às reações.


CONHEÇA AS PRINCIPAIS ALERGIAS DESTA ÉPOCA

• Dermatite de Contato: é muito comum e pode ser causada pelo sulfato de níquel encontrado nas bijuterias, tintas de roupa, esmaltes e maquiagem. Com o suor, essas substâncias acabam agredindo a pele, causando coceira, vermelhidão e sensação de queimação.

• Picada de Insetos: com a alta proliferação nesta época do ano, pessoas alérgicas a picadas têm intenso desconforto local, que eleva à coceira e às feridas. Em alguns casos, pode até infeccionar, precisando, muitas vezes, de uso de antibiótico para melhora do quadro.

"O repelente ajuda a afastar os insetos, mas, muitas vezes, seu uso também causa reação alérgica. Atenção à utilização correta, além da idade para o uso de casa tipo, especificamente, e evitar a aplicação em áreas reativas", orienta a Dra. Anna Luiza.

• Fotodermatites: são alergias a medicamentos que pioram com a exposição ao sol. Os mais comuns que causam tal processo são derivados da sulfa, antiinflamatórios e remédios para dor.

"Não são proibitivos, mas devem ser lembrados quando estamos investigando a causa das lesões, coceiras e vermelhidão d apele", afirma.

• Fitofotodermatite: é conhecida e, muitas vezes, confundida com queimadura. É causada pelo contato da pele com as frutas cítricas, como limão ou a laranja, durante exposição ao sol.

• Protetor Solar: ele é indicado, principalmente, nesta época, para evitar as lesões solares da pele, mas é válido lembrar que algumas substâncias, como PABA (também conhecido como ácido aminobenzoico), comum em muitos protetores, podem causar dermatite de contato e devem ser evitadas em pessoas que possuem sensibilidade a essa composição.

• Dermatite Atópica: doença hereditária que acomete em todas as épocas do ano, mas tende a piorar com o calor e o suor excessivo. Provoca um intenso ressecamento da pele e, no verão, costuma ficar crítica. Por isso, é importante redobrar a atenção na hidratação da pele e evitar substâncias irritativas.


COMO EVITAR DOENÇAS DE VERÃO

• Cuidado redobrado com o uso de repelentes e protetores solares;

• Atenção a qualquer substância utilizada diretamente na pele, além de coisas que podem trazer reação, como roupas íntimas;

• Se notar coceira ou vermelhidão na pele, tome um banho para remover os resíduos que possam causar atritos na pele. O uso de hidratante e de antialérgicos podem amenizar o problema;

• Alimente-se saudavelmente, evitando corantes e embutidos;

• Beba bastante água e fique atento à validade dos alimentos;

• A exposição prolongada de muitos alimentos ao sol pode causar complicações e intoxicações;

• Use roupas leves, priorizando as de algodão. Evite as roupas sintéticas ou muito justas;

• Evite banhos muito quentes e o uso de duchas e esponjas, para manter a camada protetora da pele.


Dicas Para Cuidados Diários

1. Fisiogel A.I. Loção Cremosa — Hipoalergênico Ação Calmante: acalma a pele devido à hidratação imediata e prolongada. Alivia a coceira e a vermelhidão associadas à pele seca, restaura a barreira de hidratação da pele. Sem fragrância, conservantes e corantes, é indicada para uso adulto e infantil.

2. Cetaphil — Creme de Tratamento Hidratante: muitas pessoas possuem regiões da pele muito secas e desidratadas, principalmente áreas como joelhos, pés e cotovelos. O Creme irá resolver facilmente esse problema. Sua fórmula obtém o efeito hidratante através de óleo de amêndoas doces, que possui ácidos graxos bem similares aos da pele humana. Além disso, esse produto oferece um componente chamado poliglicerilmetacrilato, que retém a hidratação da pele e a deixa protegida por mais tempo rejuvenescendo essas regiões mais afetadas.

3. Cicaplast Baume B5 — Hidratante Corporal Reparador La Roche-Posay: o Multirreparador pode ser aplicado tanto no corpo, como rostos e lábios, em casos de desconfortos cutâneos em adultos, crianças e bebês. O produto oferece ótima tolerância para pele sensível, não contendo parabenos, perfume ou lanolina. Graças a sua textura rica e nutritiva e seus agentes antibacterianos, um ótimo protetor da pele.

4. Lipikar Surgras — Sabonete Corporal Fisiológico La Roche-Posay: disponível nas mais diversas formas e fragrâncias, o sabonete é um complemente indispensável para a higiene pessoal diária. Pensando em proteção e cuidado para toda a família, esta linha de sabonetes tem exclusiva fórmula hidratante e suave que trata e higieniza diariamente sem agredir a pele. Indicado para todos os tipos de pele.


Por Bruna Yuri Ouchi | Ponto de Encontro, a revista da www.drogariaspacheco.com.br, Nº 24





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE