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Aprenda a combater a dor nas costas


As causas mais comuns de dor na coluna são lombalgia, hérnia de disco e artrose que podem estar relacionadas com aumento de peso, sedentarismo, má postura e excesso de esforço físico.

Parece que um trator passou por cima da sua coluna. É assim que você se sente quando finalmente consegue sentar para assistir TV? Se a resposta for sim, você precisa fazer algumas mudanças na sua vida. "Manter a boa postura em casa e no trabalho e praticar exercício físico que fortaleça os músculos das costas ajuda a prevenir esse desconforto", recomenda Helder Montenegro, fisioterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna.



Foto / Reprodução


Alongue o corpo com frequência. Como se você fosse se espreguiçar, junte as mãos acima da cabeça e estique os braços em direção ao teto. Respire!


As dores nas costas são a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Em geral, são provocadas por esforço exagerado ou erros de postura. Ou seja, dá para evitá-las na maior parte do casos. Veja a seguir como evitar os cinco erros mais comuns que prejudicam a coluna e acabam com a gente!


1. SALTO ALTO EXAGERADO

Porque faz mal?Sem dúvida é chique. Mas, como tudo na vida, é preciso usar com equilíbrio. Ficar de salto por períodos muito longos todos os dias sobrecarrega os músculos da coluna, das pernas e dos pés.

Palavra do fisioterapeutaPode parecer radical, mas o ideal é que meninas com menos de 18 anos não usem salto. Esse tipo de calçado só é recomendado após o desenvolvimento completo do esqueleto para garantir uma formação adequada. Substituir o salto fino por plataforma é uma boa alternativa para as mais baixinhas.


2. COLCHÃO INADEQUADO

Porque faz mal?Colchões muito velhos, moles ou duros demais representam problemas. É que, com o tempo, eles perdem a capacidade de se moldar ao corpo e de acomodar corretamente a coluna.

Palavra do fisioterapeutaO colchão ideal deve equilibrar o peso do corpo do usuário. Modelos de densidade muito baixa (ou seja, moles demais) não dão suporte correto à coluna, deixando-a muito curvada. Os modelos com molas suportam uma carga máxima de 150 kg. Fique atenta.


3. MÁ POSTURA

Porque faz mal?Ao dirigir: Cada vez mais passamos horas no trânsito. Além de mexer pouco o corpo nesses períodos, o nervoso provocado pelos congestionamentos faz a musculatura travar. Ao trabalhar: Ficar o dia inteiro na mesma posição é fatal para a coluna. Cadeiras muito baixas ou monitores de computador abaixo da altura dos olhos favorecem a má postura. Ao caminhar: Andar olhando para o chão exige esforço extra da coluna vertebral.


Palavra do fisioterapeuta — Postura correta ao dirigir: Mantenha a coluna relaxada e apoiada no banco. Descanse os calcanhares no assoalho do carro. Postura correta ao trabalhar: Providencie um apoio adequado para os pulsos para digitar ou acessar o mouse. Teclados inclinados ajudam a manter o cotovelo na altura correta. Postura correta ao caminhar: Olhe para o horizonte. Contraia o abdômen e evite inclinar o peito para frente ou para trás.


4. BOLSAS E MOCHILAS MUITO PESADAS

Porque faz mal?A carga excessiva, principalmente quando concentrada em um só lado do corpo, pode provocar lesões e dores fortes no fim do dia. A região que costuma sofrer mais com essa situação é a dos ombros.

Palavra do fisioterapeutaEvite carregar bolsas ou mochilas de um lado só. Procure alternar os ombros e jamais deixe o corpo pender para o lado da bolsa. Usar a alça na transversal (de lado) é uma boa saída. E carregue só o essencial. O peso da mochila jamais deve ultrapassar 10% do peso do usuário. Ou seja, uma pessoa de 70 kg pode levar no máximo 7 kg nas costas.


5. MAU JEITO AO CARREGAR PESO

Porque faz mal?Tão importante quanto evitar o excesso de peso é a maneira como erguemos pacotes e sacolas. Encurvar-se para levantar um volume pesado sobrecarrega a coluna e pode provocar lesões graves.

Palavra do fisioterapeutaMulheres não devem tentar carregar nada com peso superior a 20 kg. Procure erguer objetos e crianças sempre junto do seu corpo. Outra dica importante: flexione os joelhos antes de pegar qualquer objeto que tenha caído no chão.


Por Gustavo Curcio | Revista Ana Maria, Nº 916 www.revistaanamaria.com.br | Consultoria: Helder Montenegro, fisioterapeuta Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e Sócio-Fundador da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Esportiva / Luiz Alberto Nakao Iha, ortopedista da Unifesp e Médico da Clínica Healthme www.healthme.com.br





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