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12 bons motivos para incluir o rabanete na alimentação


O rabanete (Rhapanus sativus) é uma hortaliça assim com o repolho e o agrião. Suas origens são na China, embora seus primeiros usos tenham surgido no Egito e Babilônia. Os egípcios o incluiam em sua dieta da mesma forma que o alho, a cebola e o pepino, ou seja, para reforçar a proteção contra doenças. Com o tempo, o alimento também entrou para a cultura grega e romana, que difundiram seu uso pelo continente europeu.



Foto / Reprodução


Uma porção de rabanete, algo em torno de 100 gramas, tem 20 calorias. Ele possui 94% de água 0,54% de gordura, 0,6% de proteína, 4% de carboidrato e 1,6% de fibras.

Ao falar das vitaminas, o rabanete é um poder que só. Podemos mencionar que possui grande quantidade de vitaminas A, C, B9 e também pequenas quantidades de vitaminas do grupo B. Possui também potássio, cálcio, magnésio (em pouca quantidade), fósforo, ferro, zinco, selênio, cobre e sódio.


Ao incluir o rabanete na alimentação, ele ajuda a melhorar a saúde. Os motivos? Veja a longa lista:

• É um poderoso antioxidadente, que ajuda a produção de colágeno;

• Estimula a digestão e evita a constipação;

• Melhora a circulação;

• É um ótimo tônico para o esgotamento muscular;

• Favorece a flora intestinal e evita infecções intestinais;

• Melhora a qualidade do sono;

• Ajuda a formação de glóbulos brancos e vermelhos;

• Protege o organismo contra resfriados e fortalece os ossos;

• Estimula o sistema imunológico já que aumenta as defesas do organismo;

• Em formato de suco, ajuda a cicatrizar feridas;

• Elimina o cheiro ruim dos pés e das axilas;

• Ajuda a absorção de açúcares para que não se convertam em gordura e se acumulem no corpo.


O rabanete também pode ser uma grande ajuda se você quer perder alguns quilos. A dica é consumir cru, pois os benefícios são maiores. Como é uma hortaliça com poucas calorias, você pode aproveitar em grandes quantidades. A saciedade ajudará a controlar o apetite.

Além de tudo isso, sua alta concentração de iodo acelera o metabolismo enquanto ajuda na combustão do tecido adiposo e o potássio combate a retenção de líquidos, já que atua como diurético natural.




Foto / Reprodução


Você pode usá-lo em saladas, sopas, mas temos uma receita de suco que vai ajudar a eliminar aqueles quilinhos a mais. Veja:

Suco de rabanete, aipo e limão

INGREDIENTES:

1 rabanete

Suco de 1 limão

2 ramos de aipo

1 copo de água

Bata todos os ingredientes até que fique uma mistura homogênea. Consuma de manhã durante nove dias seguidos. Descanse por nove dias e continue a rotina dessa forma por três meses.

A única contradição é para quem tem gastrite. O suco deve ser consumido juntamente a uma dieta balanceada e, claro, uma rotina de exercícios. Desta forma, você obterá melhores resultados.


Fonte: Yahoo México | Vida Sana - Via Yahoo Brasil





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