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Os benefícios do Mirtilo (Blueberry) para saúde


O Mirtilo, da família Ericaceae, é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas. Tem um conteúdo elevado de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, que confere funções importantes na prevenção de diversas patologias, como o câncer e doenças cardiovasculares. Está cada vez mais conhecido aqui no Brasil, apesar de ser uma fruta ainda pouco consumida. Talvez você o conheça como blueberry.



Foto / Reprodução


Conhecido como o rei dos antioxidantes e o fruto da juventude, o Mirtilo está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ultrapassando as vantagens de outros vegetais como repolhos, espinafres e brócolos. O Mirtilo é aceito como uma planta medicinal, da qual se podem usar quase todas as partes da planta, flores, folhas, fruto e raízes.

Apesar de ser vendida in natura, essa frutinha é mais comercializada na forma congelada. Feito da maneira correta, o congelamento pode conservar a ação antioxidante da fruta, uma vantagem para o consumo ao longo de todo o ano. Estudo recente demonstrou que manter as frutas congeladas a uma temperatura igual ou menor a -17°C entre 3 e 6 meses não ocasiona perda significativa da capacidade antioxidante ou de concentrações de antocianina, um potente antioxidante.

O Blueberry é riquíssimo em nutrientes, principalmente em compostos fenólicos, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, principalmente antocianinas e resveratrol, sendo uma fonte importante de combate aos radicais livres.

Além disso, o blueberry também é rico em vitaminas A, C, E (também com potencial antioxidante), além de potássio, cobre, ferro e zinco. Tem importante teor de fibras, e poucas calorias, o que o transforma em um aliado na perda de peso saudável.

Os chamados "berries" (mirtilo, amora, cerejas, uva, romã, morango, cranberry, gojiberry) possuem, de maneira geral, um baixo índice glicêmico. No entanto, entre este grupo, o blueberry possui o maior índice glicêmico, mas mesmo assim considera-se que ele possui impacto positivo na regulação do açúcar sanguíneo, importante principalmente para indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo 2. Além disso, alguns estudos já apontam que as antocianinas têm propriedades semelhantes à insulina e contribuem para a melhoria da função metabólica e os efeitos de redução de lipídios no sangue.

O seu potencial antioxidante tem sido estudado na prevenção do câncer, pela eliminação de substâncias cancerígenas pelo corpo. Ainda, a antocianina e o resveratrol também atuam na saúde cardiovascular prevenindo processos oxidativos que culminam com a arteriogênese, a formação de placas de gordura na parede de artérias.

Um estudo publicado em 2010 pela Journal of Agricultural and Food Chemistry com idosos (idade média de 76 anos) encontrou que o consumo de suco de blueberry por 12 semanas conferiu benefícios neurocognitivos aos idosos que apresentavam um início de declínio da memória. Os idosos consumiram entre 6 - 9 mL/kg/dia em dosagens iguais divididas no desjejum, almoço e jantar.

Atualmente, o blueberry também tem sido produzido no Brasil. A boa notícia é que estudos já verificaram que a composição de antioxidantes da fruta não modifica segundo o local de produção. A fruta possui um sabor agridoce e pode ser empregada tanto em pratos doces como salgados, ou ser consumida "in natura". Pode estar acompanhada de outras frutas, cereais e iogurtes; ou estar presente como ingrediente em preparações como vitaminas, smoothies, bolos, tortas, geleias e sobremesas doces.

Não há uma recomendação de ingestão diária dessa fruta. No entanto, caso seja possível incluí-la de 3 a 4 vezes por semana em sua rotina alimentar, principalmente acompanhada de outras frutas do grupo berries, certamente o organismo estará coberto pelo poder antioxidante desses alimentos. O mais importante é manter uma alimentação saudável, equilibrada e variada.


Os benefícios do mirtilo

Antioxidante - O Mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes, estes consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas. Os antioxidantes trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas, como a Alzheimer. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas.

Reduz o colesterol - Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que os Mirtilos podem também baixar o nível de mau colesterol, sendo que o Mirtilo é mais eficiente que muitos medicamentos.

Aparelho urinário e digestivo - Estudos recentes provaram que o Mirtilo tem, quando ingerido em forma de chá ou sumo, compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário, de que é exemplo a cistite. A ação anti-bacteriana estende-se também a problemas relacionados com o aparelho digestivo, em que o Mirtilo está indicado para alívio de inflamações da boca e pode contribuir para o tratamento e prevenção da colite, diarreias e gases intestinais.

Memória e coordenação motora - Estudos laboratoriais levaram a concluir que o Mirtilo melhora a memória e a coordenação motora afetada por doenças de carácter degenerativo. O Mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São também excelentes antídotos para a depressão.

Visão - O Mirtilo melhora a vista, diversos estudos na Europa documentaram que os Mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.

Na diabetes - Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal e pé diabético.


• Devido à sua riqueza em anti-oxidantes, previnem doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro (nomeadamente o cancro do cólon), atenuam processos relacionados com o envelhecimento (como cataratas e doença de Alzheimer) e outras alterações do sistema nervoso (excelente antídoto para a depressão);

• Alivia sintomas de infecções urinárias e renais, impedindo a fixação e o desenvolvimento da E. Coli, bactéria preferencialmente causadora de infecções no trato urinário;

• Apresenta um efeito inibitório na agregação plaquetária inibindo assim a formação de coágulos sanguíneos;

• Ajudam a combater a memória de curto prazo e reforça a memória dos idosos;

• Protegem contra a degeneração relacionada com o envelhecimento das vistas, melhorando a visão noturna e reduzindo a vista cansada devido às concentrações muito elevadas de antocianinas que possuem, sendo excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos;

• Reduz inflamações do aparelho digestivo e regula o trânsito intestinal devido à sua riqueza em fibras e propriedades anti-sépticas, apresentando propriedades laxantes quando consumidos em fresco e auxiliam o tratamento da diarreia quando consumidos em seco;

• Indicados para dietas para hipertensão arterial, pela ausência de sódio e colesterol. Fortes propriedades anti-inflamatórias pela sua riqueza em antocianinas;

• Ajudam a baixar o nível do mau colesterol (LDL);

• Protege a pele dos radicais livres, ajuda a fixar a vitamina A e acelera a cicatrização.


Sugestões de consumo

O mirtilo pode ser consumido no desjejum, junto com cereais ou saladas de frutas; na forma de vitaminas e sucos, utilizando a fruta fresca ou congelada; em recheios de bolos, tortas ou no preparo de geleias; acompanhando iogurtes, sorvetes e outras sobremesas.


Referências: Minha Vida | Feira do Mirtilo





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