Welcome Guest!

,

Goji Berry, fruta rica em aminoácidos e vitaminas


Goji berry é o nome dos frutos da planta Lycium barbarum. Ao goji berry são atribuídas muitas propriedades medicinais. A planta é originária das montanhas do Tibete.

A fruta possui 50 vezes mais vitamina C do que a laranja e é maior fonte conhecida de carotenoides.



Foto / Reprodução


Os nutrientes do goji berry

Algumas de suas características são: contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os oito "essenciais", que não são produzidos em nosso corpo. Contém 21 minerais, incluindo germânio, considerado em estudos como tendo atividade anticancerígena.

Contém carotenoides antioxidantes, incluindo betacaroteno e zeaxantina, protetor dos olhos. O goji berry é a maior fonte de carotenoides conhecida na natureza. Apresenta em sua composição nutricional 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja em relação à vitamina C. Também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6, o que justifica o consumo diário de goji berry, uma vez que sua ingestão por meio do alimento é muito mais eficiente e biodisponível para o organismo do que a realizada em forma de suplementos.

Conta com beta-sisterol, com função anti-inflamatória, ajuda equilibrar os níveis de colesterol, pode ser usado no tratamento de impotência sexual e atua na prevenção de doenças da próstata. Ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios e regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.

Possui cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea. Conta com fisalina, usado nos transtornos causados pela hepatite B. Contém betaína, usada pelo fígado para produzir colina. A betaína promove grupos metil com reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, fator de risco em problemas cardíacos e protege a célula em nível de DNA.

Conta também uma fonte de elemento essencial à dilatação dos vasos sanguíneos e ao bom funcionamento do sistema circulatório em geral. Rica em polissacarídeos, que impedem a absorção de patógenos intestinais. Apresenta vitaminas do complexo B que auxiliam na constituição de células protetoras; arginina e glutamina, que auxiliam na liberação do hormônio do crescimento.

Potente estimulante, melhora o nível de energia e na capacidade de concentração. Também pode ajudar na redução da fadiga e do estresse. A ação antioxidante promete benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

Apresenta fitoquímicos que atuam como substâncias anticancerígenas. Possui o triptofano, um aminoácido precursor de serotonina, que leva ao estado de bom-humor, alegria e satisfação.


O quanto consumir

Consumida pelos orientais há milhares de anos, o goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. O goji berry por ser pouco calórico, uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias, pode ser utilizados em regimes de emagrecimento.

Seus benefícios a saúde foram demonstrados no trabalho científico publicado no American Journal of Clinical Nutrition, portanto apresenta embasamento científico. Para que consiga alcançar seu efeito medicinal, a dosagem diária recomendada é de 15 a 45 gramas, ou 120 ml de seu suco.


Como consumir

Há três formas de encontrá-la: in natura (por ser importada, é bem raro de achar nos mercados), desidratada (localizada em lojas e empórios especializados em produtos naturais) e na forma de suplementos, em cápsulas ou em pó (em farmácias de manipulação).

Ela pode ser incluída no lugar de outra fruta, preferencialmente pela manhã. A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes. Como é fonte de energia, é indicado que o goji berry seja ingerido preferencialmente pela manhã e antes de atividades físicas. Se optar pela versão desidratada, é interessante que a pessoa consuma a fruta juntamente com um líquido para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos.

Por se tratar de uma fruta importada, a versão in natura não é encontrada facilmente. A pesquisa publicada em maio de 2008, no Journal of Alternative and Complementary Medicine, comprovou que o consumo regular da fruta asiática resulta no aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades.


Riscos do consumo

Alguns estudos nos Estados Unidos apontaram que o consumo excessivo de chás com goji berry tem ação inibitória de medicação utilizada para evitar trombose ou anticoagulantes. Esta é uma de suas contraindicações, a utilização de medicação anticoagulante. Seu consumo não é recomendado para quem faz uso dessa medicação.

Supõe-se que alguma substância da fruta interaja com o P450; local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. Portanto, seu consumo também não é indicado para quem faz uso de medicações importantes para o controle glicêmico e de pressão, por exemplo. Recomenda-se o consumo distante do uso das medicações diárias.


Goji berry e a dieta

Até o momento não foram realizados estudos que comprovem um efeito emagrecedor do goji berry. Ele tem potente ação estimulante, pode auxiliar no estímulo à prática de atividades físicas e, consequentemente, causar emagrecimento.

É muito importante se ater na manutenção de um "plano alimentar" harmônico, completo e pessoal, que utilize todos os grupos alimentares, inserindo o goji berry e não comê-lo separadamente ou em excesso, pois os resultados serão decepcionantes.


RECEITAS COM GOJI BERRY



Foto / Reprodução


Mousse de Goji Berry

INGREDIENTES:

½ xícara (chá) de Goji Berry.

400ml de iogurte.

1 envelope de gelatina incolor e sem sabor.

150g de ricota.

3 colheres de sopa de adoçante em pó.

MODO DE PREPARO: Deixe a Goji berry de molho em meia xícara de água por 30 minutos. Dissolva a gelatina em água quente, e então bata no liquidificador todos os ingredientes, coloque em taças ou em um refratário. Leve a geladeira por 2 horas.


Geleia de Goji Berry e Chia

INGREDIENTES:

1 xícara de goji Berry hidratada.

½ xícara de mirtilo (blueberry).

2 colheres de semente de chia.

2 colheres de sopa de biomassa de banana verde.

Adoçante culinário/sucralose a gosto.

MODO DE PREPARO: Mergulhe a Goji Berry em água e deixe-de molho. Adicione blueBerry e o adoçante em uma panela e leve ao fogo. Aqueça a biomassa de banana verde até amolecer antes de colocar na panela, e misture por alguns minutos. Quando a mistura começar a se desfazer acrescente a Goji Berry hidratada, e misture novamente por alguns minutos. Desligue o fogo e use um mixer de mão ou um garfo para amassar. Coloque em uma travessa e adicione a chia, e misture. Leve a geladeira. A geléia pode ficar até 4 dias na geladeira, e pode ser usada para rechear pães, bolos ou usar como acompanhamento de cupcake.


Torta de Goji Berry

IINGREDIENTES:

Goji berry desidratada.

6 colheres (sopa) de granola.

½ xícara (chá) de mel natural.

1 colher (sopa) de manteiga sem sal amolecida.

Iogurte grego.

MODO DE PRAPARO: Comece fazendo a massa de granola da torta, para isso pré-aqueça o forno em 200°C. Com farinha e manteiga unte 2 forminhas com 10cm de diâmetro e fundo removível. Pegue uma tigela média e acrescente 6 colheres de sopa de granola, coloque também ½ xícara de mel natural e 1 colher de sopa de manteiga sem sal amolecida, e misture. Forre o fundo das 2 forminhas com a mistura. Em seguida, coloque tudo em uma forma grande e leve ao forno pré-aquecido em 200°C por cerca de 15 minutos. Retire as massas do forno quando as bordas estiverem douradas e deixe esfriar. Com cuidado desenrole e coloque as massas sob um prato. Recheie cada torta com um pote de 90g de iogurte grego e 1 colher de sobremesa de Goji Berry desidratada. Se quiser finalize com 4 folhas de hortelã.


Bombom de Goji Berry com Amêndoas

INGREDIENTES:

100g de amêndoa laminada.

85g de Goji Berry.

2,4g de adoçante sucralose em pó.

150g de chocolate diet picado.

MODO DE PREPARO: Hidrate a Goji Berry por 5 minutos em água quente, em seguida seque-a. Coloque as amêndoas, a Goji Berry hidratada e o adoçante em um processador. Bata até formar uma massa. Coloque a massa em um recipiente e leve para a geladeira por algumas horas. Enrole a massa em formato de bombom. Derreta o chocolate no microondas, e misture-o. Cubra os bolinhos de Goji Berry com chocolate e leve para a geladeira.


Bolo Integral com Goji Berry

INGREDIENTES:

¾ de xícara (chá) de iogurte desnatado.

¾ de xícara (chá) de óleo de soja.

4 ovos.

2 xícaras (chá) de açúcar mascavo.

2 xícaras de farinha.

1 xícara (chá) de farinha de trigo.

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral.

1 colher (sopa) de fermento em pó.

1 colher (chá) de canela em pó.

1 colher (sopa) de essência de baunilha.

Manteiga para untar.

Farinha de trigo para polvilhar.

½ xícara (chá) de goji Berry.

MODO DE PREPARO: Deixe o Goji Berry imerso por 15 minutos em suco de laranja. Quebre 4 ovos, e misture todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do Goji Berry. Depois de bater a mistura, adicione-o Goiji Berry, não é necessário bater novamente no liquidificador, apenas misture. Despeje a mistura em uma forma untada com manteiga e leve ao forno a 200°C por cerca de 30 minutos.


SUCOS

Suco de Goji Berry

INGREDIENTES:

½ xícara (chá) de goji Berry.

½ colher (sopa) de raspas de laranja.

½ colher (sopa) de gengibre ralado.

1 colher (sopa) de mel.

1 xícara (chá) de água de coco.

MODO DE PREAPARO: Despeje a água de coco em um recipiente e adicione Goji Berry, misture. Rale o gengibre, e depois a casca da laranja. Coloque os ingredientes dentro do liquidificador, e bata até virar um purê e depois adicione o resto da água de coco e gelo, e bata novamente. Não há necessidade de coar.


Sucos Detox com Goji Berry


Suco de Goji Berry com Cenoura, Limão e Erva-doce

INGREDIENTES:

200 ml suco de cenoura

200 ml suco de pimentão amarelo

2 colheres (chá) de Goji Berry

50 ml suco de erva-doce

100 ml suco de limão

50 ml de suco de champignons frescos

PREPARO: Depois de passar a cenoura, o pimentão, a erva-doce e os champignons no processador, um a um, até obter cada suco separadamente, junte-os no liquidificador, deixando o suco de limão, o de erva-doce e o chá de Goji Berry por último. Bata tudo e está pronto!

É bom lembrar que o limão ajuda a dissolver as gorduras; o champignon, além de ter poucas calorias, aumenta a sensação de saciedade – e, portanto, faz você comer menos. Já a erva-doce, é digestiva e diminui a vontade de comer doce.

Assim como o pimentão e a cenoura, a Goji Berry é antioxidante. Juntos, eles contribuem para o aumento da imunidade, combatem a fadiga e o envelhecimento precoce.


Suco de Goji Berry com Beterraba e Morango

INGREDIENTES:

¼ xícara de beterraba crua

1 colher de Goji Berry desidratada

1 xícara de framboesa e morangos congelados

100 ml de água de coco

50 ml de suco de laranja

50 ml de suco de uva integral

PREPARO: Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos até obter uma só cor. Simples e saudável. Com estas receitas de Sucos com Goji Berry você ainda aproveita o potencial da fruta que é fonte de vitaminas B1, B6 e C e aminoácidos. Dê um up na sua qualidade de vida e disposição com bebidas nutritivas que também ajudam a controlar a ansiedade, o estresse e a insônia.

Faça como as celebridades que consomem Goji Berry para manter a forma e ter mais energia. E como os asiáticos que, há 6 mil anos, apostam no fruto como parte de uma rica alimentação funcional e medicinal.


Informação: Minha Vida | Receitas: Gojiberry Receitas e Rei do Goji





Receba novas postagens por e-mail
ATENÇÃO! "Algumas informações e sugestões contidas nesta página são compartilhadas de outros meios de comunicação, bem como blogs, sites, jornais e revistas impressas. As dicas têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas."


COMPARTILHAR ESTE POST

Share








ÚLTIMAS POSTAGENS








PUBLICIDADE

Featured

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE